Saúde disponibiliza 145 postos para vacinar 95 mil cães e gatos, no sábado

Por - em 31

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de João Pessoa realiza no próximo sábado (22) o ‘Dia D’ da Campanha de Vacinação Anti-Rábica Animal. Serão disponibilizados 145 postos de vacinação na cidade. Quem tiver cães e gatos com mais de três meses não pode esquecer de vacinar seus animais nos postos instalados nas Unidades de Saúde da Família, escolas públicas, praças, pet shops e associação de moradores no período das 8h às 17h.

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar 95 mil cães e gatos em João Pessoa. A veterinária do CCZ, Raquel Nunes Pereira, destacou a importância imunizar o bicho de estimação da raiva animal, que é a principal forma de contágio da raiva humana. “Os cães representam mais de 80% dos casos de transmissão da raiva humana, ficando uma menor parte os animais silvestres como morcegos, raposas e macacos”, explicou.

A veterinária lembrou que o último caso de raiva animal na cidade foi registrado em 2005 no bairro de José Américo e, portanto, é importante que as pessoas vacinem seus animais para que não haja novas incidências da doença. Raquel Nunes explicou que os principais sintomas da raiva animal se verificam quando o animal não reconhece o seu dono, procura de locais escuros e apresenta salivação em excesso, convulsão, insuficiência respiratória e até a morte.

O que é a raiva – A raiva é uma doença que acomete mamíferos e que pode ser transmitida aos homens. É causada por um vírus mortal, tanto para os seres humanos quanto para os animais. Em alguns países desenvolvidos, a raiva humana está erradicada e a raiva em animais domésticos está controlada, mas ainda é efetuada vigilância epidemiológica em função dos animais silvestres.

Mais informações no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de João Pessoa pelo telefone 3218 9357 e 3218 7780.