Saúde divulga boletim da dengue: redução é de 93,3% na capital

Por - em 16

As ações diárias feitas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para combater o mosquito da dengue fizeram com que os números de casos confirmados na cidade reduzissem em 93,3%. De janeiro a maio deste ano foram registrados 41 casos. No mesmo período de 2008, a SMS registrou 606. As informações estão presentes no Boletim Informativo sobre a doença, divulgado nesta quarta-feira (3).

No boletim, a Diretoria de Vigilância à Saúde destaca que os bairros de Mangabeira e Oitizeiro registraram o maior número de casos, seis em cada um deles. Cabo Branco e Bessa foram confirmados três casos cada um. No Ernani Sátiro a diretoria registrou dois casos e mais 19 bairros registram apenas um caso da doença. Este é o boletim de nº 6/2009, que compreende o período de avaliação de 1º de janeiro a 31 de maio deste ano.

O documento trouxe também a incidência dos casos, que mede a possibilidade de alguém adoecer por dengue na cidade. Em João Pessoa, as chances de um cidadão contrair a doença é de apenas 5,8 pessoas em cada 100 mil habitantes. Este é um coeficiente considerado baixo nos protocolos do Ministério da Saúde.

É importante lembrar que o período atual ainda é tido como crítico para a dengue, pois historicamente é marcado por aumento no número de casos devido à sazonalidade favorável a proliferação do vetor. Isso significa que essa época de chuvas beneficia a propagação do vetor. No entanto, a SMS ressalta que o município de João Pessoa está se mantendo estável.