Saúde divulga novo cronograma de vacinação contra vírus H1N1

Por - em 28

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou nesta terça-feira (9), o cronograma com a Segunda Etapa da Estratégia Nacional de Vacinação contra o Vírus Influenza H1N1. A vacinação vai imunizar os profissionais do Complexo Hospitalar Tarcísio Burity (Ortotrauma), Hospitais Municipal do Valentina; e de Emergência e Trauma senador Humberto Lucena. Nesta segunda etapa também imunizados os profissionais dos estabelecimentos de saúde que não foram contemplados no calendário da 1ª semana de vacinação.

Atendendo a uma determinação do Ministério da Saúde (MS), a Secretaria Municipal (SMS) divulgou nota técnica com as orientações a respeito da estratégia de vacinação contra o vírus da Influenza Pandêmica (H1N1) para os profissionais que trabalham em unidades de saúde. De acordo com a nota, a tática dessa ação levou em conta a situação epidemiológica no Brasil, a vigência da segunda onda da pandemia no hemisfério norte, a gravidade da doença, os riscos de complicações e a disponibilidade da vacina.

Essa estratégia será dividida em cinco etapas com o objetivo é contribuir para a redução de mortalidade pelo vírus H1N1 e manter a infra-estrutura dos serviços de saúde para atendimento à população. A nota orienta os profissionais de saúde para que notifiquem de imediato qualquer caso suspeito da Gripe H1N1à Vigilância à Saúde pelo telefone 0800 282 7959.

Cronograma da segunda etapa de vacinação H1N1:
15 a 16 / 03 / 2010 – Ortotrauma e Hospital Municipal do Valentina
18 a 19 / 03 / 2010 – Hospital de Emergência e Trauma
15 a 19 / 03 / 2010 – Demais estabelecimentos de saúde/ profissionais não contemplados no calendário da 1ª semana de vacinação