Saúde do homem é discutida em debate com servidores municipais

Por - em 19

‘Masculinidades, Saúde e Violência’ é o tema do debate que a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através das Secretarias de Saúde (SMS) e de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM), irá proporcionar aos servidores municipais. A atividade faz parte da programação alusiva ao Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher, 25 de novembro, e acontece nesta quinta-feira (18), a partir das 8h, no Centro de Capacitação de Professores (Cecapro), localizado na Avenida Beira Rio.

Na mesa temática, o debate irá reunir profissionais ligados às áreas de saúde do homem e direitos humanos, com o objetivo de dialogar com o público masculino da gestão municipal, com foco na sensibilização sobre a saúde masculina e violência de gênero.

Segundo a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Nézia Gomes, o debate vem fortalecer a campanha “Violência contra a Mulher: um problema que só a gente pode resolver”, do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra. “No evento vamos conseguir conversar, com os homens, temáticas que antes se diziam só de mulheres. Queremos inserir os homens na saúde, mas discutir também sobre a cultura machista que traz a violência para dentro das relações afetivas. A proposta é fortalecer a campanha, que tem o homem como foco, e divulgar nosso serviço de atendimento às mulheres vitimas de violência”, disse a secretária.

Já para a Coordenadora da Saúde do Homem do Município, Patrícia Assunção, o debate será um momento importante para o público masculino, pois, segundo ela, ainda existe um distanciamento entre a população masculina e os serviços de saúde. “Este debate será de extrema importância, para que os homens possam ter proximidade com a discussão de gênero e, a partir disto, buscarem uma reflexão sobre como o comportamento pautado no machismo interfere negativamente na saúde do próprio homem”, afirmou Patrícia Assunção.

O debate ‘Masculinidades, Saúde e Violência’, também conta com a parceria da Guarda Municipal e da Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur), onde existe maior concentração do público masculino dentro da Prefeitura. Maiores informações podem ser adquiridas através dos telefones 3218-5628 (SPPM) ou 3214-7955 (Saúde do Homem).

Saiba mais – Em João Pessoa, a maior percentagem do total de óbitos da população do sexo masculino na faixa etária entre 20 e 59 anos, em 2009, está relacionada às Causas Externas (45,4%), seguido por Doenças do Aparelho Circulatório (17,8%). Em terceiro lugar estão as Neoplasias; em quarto, as Doenças do Aparelho Respiratório e em quinto, as Doenças Endócrinas Nutricionais e Metabólicas.

Outras ações – Dentro do calendário do mês de novembro, a Secretaria das Mulheres irá realizar, no dia 26, a partir das 16h, no Ponto de Cem Réis, a Mobilização da Juventude pela não Violência à Mulher, que tem parceria do Projovem Municipal. Além da mobilização, as equipes da Secretaria e do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra farão intervenções educativas no Circuito das Praças, com distribuição de material informativo sobre a temática da violência.