Saúde do Homem é discutida entre servidores da Emlur e GM

Por - em 16

Cerca de 150 servidores da Guarda Municipal e Emlur participaram do debate sobre a saúde do homem e violência contra mulher. O evento, promovido pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através das Secretarias de Saúde (SMS) e de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), foi realizada na manhã desta quinta-feira (18), no Centro de Capacitação de Professores (Cecapro), na avenida Beira Rio.

A coordenadora de Saúde do Homem da SMS, Patricia Assunção, destacou que um dos objetivos do encontro é aproximar os homens dos serviços de saúde, através da atenção básica. “Hoje, os homens de João Pessoa tem um perfil muito ruim, e somente entram nos serviços de saúde por meio das urgências e emergências. Eles não procuram as unidades de atenção básica para fazerem um trabalho de prevenção a doenças”, explicou.

Segundo Patrícia Assunção, o homem não tem a cultura do auto-cuidado, tanto que eles não procuram se prevenir. Alguns têm hábitos de vida que interferem na saúde, causando várias doenças com a da próstata, diabetes e hipertensão.

Além da discussão sobre saúde do homem, a debate envolveu também outra temática, a violência contra a mulher. “Nossa proposta é mostrar aos homens, começando pelos da gestão municipal, que eles também são responsáveis na questão da violência contra a mulher”, afirmou a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Nézia Gomes. Através dessa ação, a Secretaria busca fortalecer a campanha “Violência contra a Mulher: um problema que só a gente pode resolver”, do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, que tem o homem como foco dessa conscientização.

O inspetor da Guarda Municipal, Daniel Damásio, que participou do evento, considera muito importante a realização de eventos com temáticas voltadas para o homem. “Em relação a cuidar da saúde, esse debate ajuda a perder o medo de procurar o médico. Muitos bebem e fumam e não se preocupam como está a saúde”, disse. Para Ronaldo Gomes, que também trabalha na Guarda Municipal, esses debates esclarece sobre a necessidade de cuidar da saúde para prevenir muitas doenças, além de conscientizar os homens sobre o respeito à mulher.