Saúde e PM traçam plano para combater dengue em locais fechados

Por - em 96

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Polícia Militar (PM) estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (09) para traçar um plano operacional de combate à dengue nas residências fechadas da cidade. O encontro ocorreu na sede da SMS e os participantes devem apresentar a proposta ao Ministério Público da Paraíba (MP), na Curadoria da Saúde, na próxima semana.

A partir da formação de um grupo de trabalho específico para atuação, a SMS espera atingir esses locais que estão fechados e que dificultam o combate integral ao mosquito da dengue. Somente no primeiro trimestre de 2008, dos 112 mil imóveis visitados, cerca de 19 mil se encontravam fechados, impedindo a entrada do agente para a realização de ‘batidas focal’.

O subcomandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC), Arnaldo Sobrinho, que esteve presente à reunião, explica que a atuação conjunta com a equipe da saúde tem respaldo legal no artigo 24 do Código Penal, que trata da necessidade da realização de ações com vistas ao salvamento de perigos atuais.

Disque-mosquito
– A SMS está disponibilizando o Disque-Mosquito para que a população possa ligar e apontar os locais com focos do mosquito, através do número 3214 5718. Existe também o trabalho dos profissionais de saúde, que têm o papel de notificar os casos da doença através do sistema da Unidade de Resposta Rápida (URR), pelo número 0800 2827959.