Saúde, educação e renda são apontadas como prioridades de investimento

Por - em 33

As áreas prioritárias de investimentos públicos em 2009 nos bairros dos Estados, Ipês – Ipês II, Tancredo Neves/Mangue, João Agripino, Pedro Gondim e Brisamar serão saúde, educação e geração de emprego e renda. A decisão foi apontada pela população da 12ª região orçamentária, composta por todos esses bairros, durante a Reunião Regional, realizada na noite desta quarta-feira (05).

Além das três prioridades, os moradores da região sugeriram melhoras no bairro e avaliaram as obras já realizadas na região. Áreas como esportes, infra-estrutura, transporte público, equipamentos sociais e habitação foram abordadas nas explanações em público, mas o maior destaque das discussões ficou por conta da saúde e meio ambiente.

A coordenadora do Orçamento Democrático (OD), Sandra Marrocos, afirmou que semelhante a outras regiões, o que se percebe é que as intervenções da população melhoraram significativamente. “A comunidade está cada vez mais madura e preparada para discutir o orçamento da cidade. Questões antes não debatidas como meio ambiente começam a surgir como proposta dos próprios moradores e moradoras. Esse espaço mostra que as pessoas estão interessadas em discutir questões mais abrangentes como meio ambiente, segurança e qualidade de vida na cidade, o que deixa a nós que fazemos o Orçamento Democrático muito felizes”, frisou.

Como é comum nesta primeira etapa do Orçamento Democrático, a população assistiu a um vídeo institucional sobre o Orçamento Democrático e, em seguida, começaram as intervenções individuais, cada um com três minutos para a explanação. Ao final da reunião, a equipe do Orçamento Democrático apresentou a sistematização das prioridades e os integrantes do Governo Municipal fizeram considerações sobre as demandas apresentadas pela população. As Reuniões Regionais prosseguem até o dia 27 de março.