Saúde implanta novo serviço de cirurgia vascular em JP

Por - em 33

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começará a oferecer um novo serviço de cirurgias vasculares em João Pessoa. O procedimento, antes feito pelo Hospital Geral Santa Isabel (HGSI), será transferido para o hospital filantrópico São Vicente de Paula, com todas as despesas pagas pela SMS, inclusive a aquisição de 20 novos leitos exclusivos. A mudança foi autorizada pela secretária de Saúde, Roseana Meira, e deve acontecer a partir desta segunda-feira (10). O objetivo é ampliar e melhorar a qualidade do serviço.

As cirurgias vasculares incluem amputações, tratamento de arteriopatias diabéticas, conhecidas como ‘pés diabéticos’ e procedimentos de revascularização. “No Santa Isabel nós temos menos leitos e eles não são exclusivos para essas cirurgias. Além disso, com o novo local, teremos um espaço para os cuidados exigidos pelo pós-operatório. Os curativos antes precisavam ser feitos na emergência e agora terão um ambulatório específico”, explica o coordenador de gestão hospitalar da SMS, Mário Toscano.

Além da ampliação do espaço para as cirurgias, será disponibilizado um novo serviço pré-operatório para os usuários. O novo ambulatório funcionará no Centro de Atenção Integral ao Idoso, que funciona próximo ao Santa Isabel. As cirurgias serão realizadas pela mesma equipe responsável pelo procedimento no HGSI.