Saúde imuniza 36,9 mil crianças contra pólio e vacinação vai até 6ª

Por - em 20

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa já vacinou 36.979 crianças na primeira etapa da ‘Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite’ deste ano. Para a chefe da Seção de Imunização do município, Josânia Firmo, o número representa 70,22% do total de crianças a serem vacinadas e a meta de 95% deverá ser atingida até a próxima sexta-feira (20), último dia da campanha.

Este ano, a campanha adotou como slogan ‘Tem que vacinar, não pode bobear’ e foi aberta no sábado (14), na Unidade Integrada de Saúde (USF) São José, pelo secretário de saúde do Estado, Geraldo Almeida, mais a secretária municipal de Saúde, Roseana Meira. Quem foi tomar as duas gotinhas contra a paralisia infantil aproveitou para brincar com o ‘Zé Gotinha’, palhaços e outros personagens famosos. Entre uma brincadeira e outra, as crianças também se deliciavam com algodão doce, pipoca e um lanche. Elas também foram maquiadas no rosto, o que alegrou o dia da vacinação.

A estudante Viviane Barbosa, moradora do bairro São José, levou seu filho Wesley, de um ano e 5 meses para tomar a vacina contra pólio pela segunda vez. Ela considerou o dia especial para as crianças e os pais com tantas brincadeiras. “Nunca deixo atrasar a vacinação do meu filho, pois assim estarei cuidando de sua saúde”, disse Viviane.

A secretária Roseana Meira afirmou que o município está disponibilizando a vacina contra a pólio nos postos de saúde da família e espera até a sexta-feira atingir mais uma vez a meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde. “Há quase 20 anos o País conseguiu erradicar a paralisia infantil, mas precisamos continuar realizando bloqueios, já que outros países ainda não conseguiram eliminar a doença”, destacou.

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que pode provocar a paralisia dos membros inferiores ou até levar à morte. O vírus se instala e se multiplica no tubo digestivo e logo pode invadir o sistema nervoso central e atacar as células motoras. O último caso da poliomielite no País aconteceu em 1989 no município paraibano de Sousa e, desde então, a doença está erradicada no País graças às consecutivas campanhas promovidas pelo Ministério da Saúde e os municípios.