Saúde, infra-estrutura, emprego e renda são prioridades da 6ª região

Por - em 29

O Governo Municipal manteve na noite da terça-feira (18) mais uma rodada de diálogos com a população, dentro do calendário do Ciclo do Orçamento Democrático, por meio das reuniões regionais que chegaram à 6ª região orçamentária. O encontro ocorreu na Escola João Monteiro da Franca, no Conjunto Vieira Diniz. A população escolheu, na ocasião, a saúde como a principal prioridade de investimentos públicos em 2009.

A área da saúde teve 23% das indicações, seguida pela infra-estrutura com 15% e a geração de emprego e renda, que obteve 14% das preferências dos participantes da reunião regional. Áreas como educação, habitação, esporte e cultura também foram apontadas no preenchimento das fichas para a escolha das três prioridades regionais. Os secretários municipais e delegados fizeram balanço das ações e demandas que chegam ao Orçamento Democrático.

A coordenadora do Orçamento Democrático, Sandra Marrocos, destacou que a participação da população durante as etapas do ciclo serve para nortear os grandes debates sobre a cidade, assim como dá visibilidade às reinvindicações e avaliação do funcionamento dos serviços e políticas públicas.

“A opinião de cada morador e moradora é fundamental na construção de políticas públicas para a cidade. Mas a gestão também tem o interesse de saber a opinião sobre os serviços públicos e, por isso, esse momento de diálogo entre Governo Municipal e sociedade é tão importante e tem resultado em tantas obras e serviços que estão atendendo a população, independente de classe social, credo ou ideologia política, porque a cidade é de todos”, frisou.

A 6ª região do Orçamento Democrático é formada pelo Bairro das Indústrias, Jardim Veneza, Distrito Industrial, Mussuré e Mumbaba além das comunidades Conjunto Vieira Diniz, Padre Ibiapina, Jardim Veneza, Condomínio da Paz, Vila da Vitória, Nova Trindade, Cidade Verde, Cidade Jardim, João Magliano e Barra de Ouro.

Essa primeira etapa do Orçamento Democrático prossegue até o dia 27 deste mês. Ao final das reuniões em cada região, os moradores são informados do resultado já sistematizado das prioridades apontadas por eles.

Na próxima segunda-feira (24), é a vez da 8ª região realizar seu encontro a partir das 19h, na Comunidade Católica São Sebastião, no bairro de Cruz das Armas. No dia seguinte, terça-feira (25), gestores municipais e população se reúnem na 10ª região e o último desses encontros nessa etapa acontece na quinta-feira (27) na 7ª região.