Saúde, infraestrutura e emprego: prioridades na 14ª região de JP

Por - em 13

“O Orçamento Democrático possibilita que o dinheiro público seja melhor distribuído e aplicado corretamente; o que historicamente era investido em determinadas áreas de João Pessoa, agora chega a todas, principalmente as mais carentes”. A declaração é do prefeito Ricardo Coutinho feita durante a nona Audiência Regional do Orçamento Democrático, realizada nesta segunda-feira (15), no ginásio da escola Municipal Olívio Ribeiro Campos, nos Bancários.

A nona audiência regional reuniu cerca de 300 pessoas moradoras da 14ª região. O vice-prefeito, Luciano Agra, e secretários municipais também compareceram a audiência. Foram eleitas pelos próprios moradores as seguintes prioridades para o orçamento público de 2011: saúde, infraestrutura, trabalho e renda. Estas indicações da população servirão de orientação para a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) elaborar as peças orçamentárias (LDO e LOA).

“O planejamento do governo é feito através deste olhar da população, pois o Orçamento Democrático é um mecanismo de gestão democrático e participativo das políticas públicas”, afirmou a coordenadora do OD, Ana Paula Almeida. Ela apresentou as ações que o Governo Municipal realizou na região nestes cinco anos, a exemplo das reformas das Unidades de Saúde da Família do Castelo Branco I e das comunidades São Rafael e Santa Clara; implantação de telecentros no Centro de Referência da Cidadania (CRCs), nos Bancários; construção do Centro de Referência da Educação Infantil (Creis), Rita Gadelha; implantação de linha integrada de ônibus, no Colibris II, e recapeamento asfáltico, iluminação ornamental e sinalização na avenida principal do conjunto Castelo Branco. Na ocasião, foi anunciado pela secretária de Habitação (Semhab), Emilia Correia Lima, a construção de 198 casas e a pavimentação de 11 ruas na comunidade do Timbó.

Na área de cultura foram citadas ações, como a realização do Circuito Cultural nas praças, Oficinas culturais e o apoio a grupos carnavalescos da 14ª região. Para o morador dos Bancários, Valdeci Mestre, o Orçamento Democrático é um instrumento de poderoso para a população e que já está consolidado em João Pessoa. “O Timbó é um dos bairros mais carentes de João Pessoa e saber agora nesta reunião que esta comunidade terá a construção de casas e será urbanizada é um dos melhores presentes que podemos ter”, disse.