Saúde inicia curso em urgências cardiológicas

Por - em 36

Começaram na manhã desta segunda-feira (12) as aulas do projeto “Viva Coração”, que tem o objetivo de diminuir os danos causados por urgências cardíacas nas Unidades Básicas de Saúde em João Pessoa. O curso de primeiros socorros em urgências cardiológicas é voltado para os trabalhadores da rede básica de saúde e segue até o dia 30 de julho no Espaço Gospel, na Avenida Rui Carneiro.

Na aula de abertura, a Secretária de Saúde do município, Roseana Meira, destacou a necessidade de criar uma rede de apoio de urgência nas unidades de atenção básica. “Precisamos capacitar nossos agentes para que possam agir rápido no caso de uma emergência. Por mais que o socorro do SAMU seja rápido, uma atitude correta realizada no momento de crise pode significar uma vida salva”, afirmou a secretária.

Durante a capacitação, os alunos irão trabalhar quatro eixos: Reanimação Cardiopulmonar em adultos, crianças/lactentes; Uso de Máscara: adulto, criança/ lactentes; Obstrução das Vias Aéreas em adulto, crianças/lactentes; e Uso do Desfibrilador Externo Automático – DEA.

João Pessoa dispõe atualmente de 21 Unidades Básicas equipadas com o Desfibrilador, equipamento que tem a função de reanimar os batimentos cardíacos e pode manter a vida do socorrido até que ele seja removido para um hospital.

Além dos trabalhadores que atuam nas Unidades Básicas de Saúde, participam da capacitação os profissionais que atuam no Programa ‘Vida Saudável’, iniciativa que orienta a população na prática de atividades físicas e funciona nas praças públicas da Capital.

Todos os participantes do curso ‘Viva Coração’ irão receber um certificado do American Heart Association’s, entidade americana com alcance internacional que atua no combate às doenças cardiovasculares.