Saúde inicia módulo de curso de formação de ACS, na segunda

Por - em 16

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia nesta segunda-feira (9), o 3º Módulo do Curso de Formação Técnica de Agente Comunitário de Saúde (ACS). A atividade terá sequência nos dias 10, 11, 18, 23, 24, 25, 26 e 30 deste mês, nos turnos da manhã e tarde, no auditório do Hotel Caiçara, localizado na Avenida Olinda, 235, no Bairro de Tambaú.

No total, 536 agentes comunitários de saúde participarão de um processo educativo para produção de novas práticas do cuidado em saúde. A educação permanente é uma espécie de alicerce que a SMS tem para a produção do cuidado e aposta nesse curso de formação como estratégia para a qualificação das ações desenvolvidas por esses trabalhadores.

O evento configura-se ainda como potente dispositivo para redirecionar o processo de trabalho da equipe de saúde da família, na produção de pactos que estabeleçam práticas cuidadoras e integrais na construção do Sistema Único de Saúde (SUS) e em defesa da vida.

O que é – O ACS é alguém que reside na comunidade em que trabalhará e, portanto, está vinculado a ela, e desenvolverá um papel de elo entre a equipe de saúde e a população. Isso resulta em ações de cuidado e proteção à saúde de indivíduos e grupos sociais em domicílios e coletividades, no campo de interface intersetorial, prevenindo doenças por meio de processos educativos em saúde, promoção social e da cidadania.

O objetivo do curso é formar trabalhadores comprometidos com a consolidação do SUS, por meio de situações de ensino-aprendizagem que propiciem o desenvolvimento das competências profissionais nas dimensões técnica, ética, política e comunicativa, para a melhoria da qualidade de vida da população.