Saúde municipal intensifica a vacinação contra o sarampo

Por - em 49

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai intensificar a vacinação da Tríplice Viral (vacina contra o sarampo) neste final de semana. Serão pelo menos 13 postos de imunização abertos neste sábado (25) para atender a população. Até o momento, foram notificados na Capital 34 casos, desses, 15 apresentaram sorologia não reagente e aguardam resultado da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para serem descartados. Outros 15 apresentaram sorologia reagente e também aguardam resultado final e apenas quatro foram confirmados.

A Diretoria de Vigilância à Saúde da SMS vem realizando ações de bloqueio e varredura desde o aparecimento do primeiro caso, imunizando todas as pessoas que tiveram algum contato com os pacientes notificados, inclusive realizando visitações nas casas dos bairros com maior incidência.

Durante a semana, todas as 180 Unidades de Saúde da Família estarão realizando o trabalho de imunização. As crianças que estiverem com o cartão de vacinação atrasado devem ser levadas a uma unidade de saúde para receber a dose.

Postos de vacinação – Neste sábado (25), acontece a ação de intensificação. Alguns dos postos estarão abertos das 8h às 12h30 e outros das 16h ás 20h, em vários locais da cidade. Confira os locais de vacinação:

Sábado – Das 8h às 12h30

Centro de Referência e Imunização (Antigo Lactário da Torre);
Unidade de Saúde das Praias, em Tambaú;
Centro de Saúde de Mandacaru;
Centro de Atenção Integral à Saúde do Cristo;
Centro de Atenção Integral à Saúde de Mangabeira;
Unidade de Saúde de Cruz das Armas;
Unidade de Saúde do Geisel III e IV, localizado à Rua Eduardo Costa, s/n

Sábado – Das 16h às 20h

Shopping Manaíra;
Shopping Sul;
Shopping Tambiá;
Mag Shopping;
Bessa Shopping e
Unidade de Saúde do Bessa, localizado à Rua Marechal Hermes da Fonseca, 781

Dúvidas mais frequêntes sobre a vacinação e o sarampo:

Quem deve se vacinar? – Devem se vacinar homens e mulheres de 1 a 49 anos. A primeira dose da Tríplice Viral acontece no primeiro ano de vida da criança e uma segunda dose de reforço é dada aos quatro anos de idade. Depois dessa faixa etária uma só dose é suficiente para imunizar contra o vírus.

O que é o sarampo? – Sarampo é uma doença causada por vírus, que pode ser transmitida por secreção respiratória como espirro e tosse.

Quais são os sintomas do sarampo? – O sarampo pode começar com febre alta, manchas vermelhas pelo corpo, corisa, tosse e olhos ardendo (conjuntivite). As mancham geralmente duram de quatro a sete dias e aparecem aproximadamente 14 dias após a exposição ao vírus. A pessoa que está com sarampo pode contagiar outra pessoa por pelo menos 4 dias antes ou depois do aparecimento da doença.

Como é feito o tratamento? – O Tratamento é sintomático e os medicamentos devem ser receitados por um médico.

Informações, dúvidas e notificações de casos de sarampo podem ser feitos através dos telefones: 0800-282-7959 ou 8844-4779