Saúde previne sobre Aids junto a casais na Rodoviária da Capital

Por - em 20

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através de seu Núcleo de DST/AIDS, realiza nesta sexta-feira (13) uma ação preventiva devido aos festejos junino. A atividade, desenvolvida em parceria com a ONG ‘Amazona’, começa às 15h e tem como objetivo sensibilizar os casais que irão viajar para o interior ou chegam à Capital.

No Terminal Rodoviário serão distribuídos materiais informativos e preservativos com os passageiros, que poderão conferir também a apresentação de dois grupos teatrais. Haverá ainda demonstração de uso de preservativos masculinos e femininos em próteses.

A peça ‘Dona Dora’, encenada pelo grupo de teatro do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), enfoca a prevenção as doenças sexualmente transmissíveis, principalmente para o público feminino.

Segundo explicou o diretor do CTA, Roberto Maia, desde 2003 existe uma tendência crescente de feminização da incidência de AIDS entre as mulheres tanto no Brasil quanto na Paraíba. “Em 2003, a incidência era de 16 homens para uma mulher e atualmente é de um homem para uma mulher”, informou.

Após a encenação do pessoal do Centro de Testagem, é a vez do grupo de teatro da ‘Amazona’, com a peça ‘Boi de Feira’, que utiliza uma linguagem popular e regional para prevenção à AIDS junto a jovens e adolescentes. Roberto Maia ressaltou que o objetivo da ação é aproveitar o grande fluxo de casais e namorados neste período junino, para mostrar a importância do uso do preservativo na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.