Saúde promove encontro de Conselhos Distritais e Locais

Por - em 22

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Conselho Municipal de Saúde, promoveu na manhã desta quinta-feira (17), a abertura oficial do seminário Conselhos Distritais e Locais de Saúde: Concepção e Funcionamento, no auditório do Hotel Xênius, na Capital.
 
Durante a solenidade, a secretária municipal de Saúde, Roseana Meira, destacou a importância da participação dos Conselhos como co-responsáveis pelas ações da gestão na área da saúde. “Os Conselhos hoje funcionam como um espaço sem intervenção da gestão, no sentido de garantir uma mudança de práticas com o foco inteiramente voltado ao usuário”, afirmou a Secretária.
 
O objetivo do seminário é aprofundar a concepção de participação popular através de conselhos distritais e locais de saúde a partir da reflexão e socialização de experiências. O evento é voltado para os conselheiros de saúde, lideranças comunitárias, profissionais das unidades de saúde e representantes populares que já estavam inseridos nos grupos de discussão das unidades.
 
Neste primeiro dia de evento foi apresentado o painel “Concepção de participação local em saúde”, partindo do resgate histórico da participação popular no Brasil, feito pelo professor Paulo Santana, da Universidade Federal de Pernambuco.
 
O seminário segue até esta sexta-feira (18) com a apresentação dos grupos de sistematização de uma pré-proposta de implantação dos conselhos distritais e locais de saúde em João Pessoa.