Saúde realiza ginástica na orla e ainda vacina idosos contra gripe

Por - em 25

Os postos e centros de saúde de João Pessoa continuarão disponibilizando a vacina contra a gripe para os idosos da cidade durante toda esta semana. Nesta quarta-feira (30), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará um aulão logo pela manhã, com ginástica e café para a população, próximo ao Busto de Tamandaré (na divisa entre as praias de Tambaú e Cabo Branco), onde fará convite às pessoas de 60 anos ou mais para que busquem as unidades de saúde a fim de tomar a vacina.

No dia ‘D’ da ‘Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em Idosos’, no último sábado (26), João Pessoa conseguiu imunizar 13.071 idosos, o que representa 24% da população alvo da vacina. O objetivo é atingir 55 mil idosos na cidade até o dia nove de maio. A coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Josânia Firmo, faz um convite para que a pessoa idosa procure a unidade ou centro de saúde mais próximo de sua residência para se imunizar. Ela lembrou que os idosos têm mais pré-disposição a doenças respiratórias e a prevenção da gripe pode evitar uma série de complicações.

A secretária municipal de Saúde, Roseana Meira, disse que o envelhecimento ativo garante melhor qualidade de vida no decorrer dos anos. Para ela, a vacina é um reforço importante à saúde, podendo evitar que os idosos venham a se internar nos serviços de saúde em virtude das complicações geradas pela gripe.

A dose da vacina contra a gripe é gratuita e a única contra-indicação é para quem tem alergia grave ao ovo de galinha, cujo efeito colateral é o choque anafilático. É importante levar o cartão de vacinação para atualizar. Durante a campanha também serão disponibilizadas doses de DT (difteria e tétano), seja o reforço ou a primeira vez; e da pneumocócica, esta para os anciões que estão permanentemente em residências, asilos e hospitais.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montou um esquema especial para os idosos com dificuldade de locomoção. Os agentes de saúde farão visitas em residências, asilos e hospitais da circunscrição para aplicar a vacina. Pelos telefones dos Distritos Sanitários IV (3214-7962 ou 3211-6769) e V (3214-7927 ou 3214-7944), o familiar do idoso pode agendar o dia da vacinação.