Saúde reúne pais e mães de santo e debate prevenção de DST/Aids

Por - em 25

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza nas próximas quinta (16) e sexta-feira (17), o primeiro Encontro de DST/AIDS nas Comunidades de Terreiro de Umbanda e Candomblé. O evento, que acontece no Hotel Netuanah (localizado na Avenida Cabo Branco, 2698, no bairro do mesmo nome), tem como objetivo alertar os pais e mães de santo sobre cortes feitos no corpo durante alguns rituais.

Conforme explicou Roberto Maia, diretor do Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/AIDS e chefe da Seção DST/AIDS, o evento será realizando em dois dias, onde haverá palestras e mesas redondas para discussões. “Temos que conscientizar essas pessoas, pois em muitos dos rituais feitos, existe o corte em algumas partes do corpo. Muitas das vezes, a mesma navalha é usada, o que pode gerar a transmissão do HIV ou de hepatites”, comentou.

O evento terá público de 150 pessoas, sendo 100 delas integrantes de terreiros convidados e 50 que trabalham nas secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social (Sedes) e Educação (Sedec).

O Encontro começará com uma mesa redonda, sobre ‘Gestão e Movimento Social’. Depois haverá mais uma discussão sobre a construção de políticas públicas de prevenção DST/AIDS nas comunidades de terreiro.

O debate acontecerá com os participantes divididos em grupos, para falarem sobre mulheres, gênero e vulnerabilidade, DST/AIDS, hepatites B e C e anemia falciforme, direitos humanos e religião de matriz africana.