Saúde seleciona projetos na área de assistência a pessoas com vírus HIV

Por - em 21

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa lançou nesta terça-feira (20) um edital destinado a selecionar projetos comunitários na área de prevenção à ocorrência e assistência às pessoas que vivem ou convivem com HIV/AIDS, a serem executados por Organizações Não-Governamentais e outras organizações sem fins lucrativos da sociedade civil.

Os projetos deverão ser entregues pessoalmente à Seção de DST/Aids da SMS, localizada na Rua Alberto de Brito, s/n, no bairro de Jaguaribe, no dia 9 de junho, das 8h às 12h e das 14h às 18h. As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global de R$ 120 mil, oriundos do Plano Nacional de Ações e Metas do Ministério da Saúde (MS).

As propostas serão selecionadas por uma comissão composta de representantes dos movimentos sociais e da gestão municipal até seis projetos, sendo dois destinados para aqueles vinculados a ações de assistência e os quatro restantes para as atividades ligadas a ações de prevenção. Na área de prevenção, as linhas temáticas são Promoção de Práticas Sexuais Seguras, Comunicação em Saúde, Promoção dos Direitos Humanos, Advocacia e Controle Social, e na de assistência Atenção às Pessoas Vivendo e/ou Convivendo com HIV/AIDS e Promoção dos Direitos Humanos. Para os projetos destinados à assistência e prevenção, o valor a ser liberado será de R$ 20 mil para cada organização.

O diretor do Centro de Testagem e Aconselhamento do município, Roberto Maia de Souza, destacou que é prioridade da gestão apoiar ações de ONGs para atuarem na prevenção e na assistência às pessoas que convivem com HIV/AIDS. Roberto Maia destacou que no ano passado foram aprovados oito projetos de prevenção e assistência a pessoas com HIV em hospitais, casas de acolhida, atividades dos grupos GLBT e trabalhos educativos nas escolas públicas. A divulgação dos projetos aprovados está prevista para o dia 20 de junho.

Clique aqui para conferir o edital.