Saúde vacina cães e gatos contra raiva animal no próximo sábado

Por - em 21

Os donos de cães e gatos de João Pessoa devem comparecer aos postos de vacinação espalhados pela cidade no próximo sábado (12), a fim de aplicarem a dose da vacina anti-rábica nesses animais de estimação. A campanha de vacinação contra a raiva animal, executada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), serve de reforço preventivo à doença, uma vez que foi registrada em 2007 a ocorrência de um caso em um cão na Capital. Até mesmo os animais já vacinados em setembro do ano passado devem receber a dose novamente no sábado.

Serão disponibilizadas 85 mil doses da vacina em 150 pontos da cidade. De acordo com a chefe da Seção de Controle Animal do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Raquel Nunes Pereira, devido à ocorrência de um caso de raiva em 2005 e outro em 2007, o Ministério da Saúde (MS) considera fundamental a aplicação de um segunda dose, diante da presença do vírus circulando pela cidade. “A raiva não tem tratamento, mas existe a vacina que estaremos disponibilizando. Esperamos que todos compareçam para este gesto de amor com o seu bicho”, apela Raquel Pereira.

A raiva animal é uma doença infecciosa de evolução aguda, causada por um vírus quase sempre mortal, que se manifesta entre os animais por transtornos do conhecimento, aumento da excitabilidade nervosa e sintomas paralíticos. É transmitida pela mordida ou arranhadela de um animal infectado, mais freqüentemente em cães não vacinados, gatos, lobos, raposas ou morcegos. Se o animal apresenta comportamento agressivo é importante procurar um veterinário para saber as causas dessa atitude.