Sead garante liberação de verba para Centro de Reabilitação

Por - em 29

Uma audiência entre o secretário de Administração da Capital, Gilberto Carneiro, e o secretário Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), coronel Paulo Roberto Yog de Miranda, em Brasília, vai garantir a liberação de recursos federais para ampliar o atendimento do Centro Municipal de Reabilitação para Dependentes Químicos.

Segundo Gilberto Carneiro, a Prefeitura de João Pessoa enviou o projeto de reestruturação do centro para análise e aporte de verbas. Ele disse que parte dos recursos foi garantida e que a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) orientou a PMJP sobre como adequar o projeto de reestruturação do centro aos parâmetros da secretaria nacional.

“Com os ajustes no projeto vamos garantir mais recursos do Governo Federal”, disse o secretário. Em maio desse ano, a Secretaria de Administração assinou um termo de parceria com a União dos Servidores do Município (USM) para ampliar o atendimento aos pacientes do Centro de Reabilitação.

A Sead já havia realizado uma pesquisa para saber a necessidade de atendimentos no centro e o resultado mostrou uma defasagem entre a demanda e a capacidade de atender novos pacientes. Atualmente 17 pessoas são atendidas, mas a pesquisa mostrou que 100 pessoas necessitam dos serviços do Centro de Reabilitação.

No termo de parceria está previsto que a Sead pode utilizar a sede da USM para acomodar o atendimento dos pacientes, ampliando o espaço físico que antes era utilizado. O setor é vinculado à Secretaria de Administração e tem como missão recuperar os servidores dependentes químicos da Prefeitura de João Pessoa através de um processo psicossocial, educação formal, oficinas de arte e acompanhamento familiar.