Sead lança Cartilha sobre Arquivo Central da PMJP

Por - em 29

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) lança nesta terça-feira (26), uma Cartilha sobre o Arquivo Central. A solenidade de lançamento acontecerá as 10h, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.
A cartilha tem como objetivo mostrar a operacionalização dos serviços no Arquivo Central e a sua importância para a população pessoense. Serão 500 exemplares contendo informações gerais sobre o arquivo, modo de consulta, princípios e funções. Os exemplares ficarão a disposição dos servidores do município e o público em geral.

O Arquivo Central da PMJP tráz a história administrativa da nossa cidade e a preservação desse espaço é de fundamental importância. De acordo com a chefe do Arquivo Central, Aurora Maia, a cartilha vai se configurar como uma vasta fonte de pesquisa para vários estudiosos.

“A atual gestão vem mantendo um trabalho de recuperação, resgate e valorização histórica dos documentos do arquivo central, que contém documentos da prefeitura como um todo. Lá são encontrados informações de fundamental importância para o desenvolvimento sócio, econômico e cultural da cidade”, relatou Aurora Maia.

No arquivo são encontrados documentos de todas as secretarias e órgãos ligados a PMJP. São arquivos correntes, intermediários e permanentes (esses últimos com acesso restrito). A divisão de documentação e arquivo é ligada diretamente a Secretaria de Administração (Sead). O local é aberto ao público em geral, sendo utilizado como fonte de pesquisa de documentos permanentes.

Preservação – Apesar de conter o principal acervo da cidade de João Pessoa, o Arquivo Central da PMJP passou a recebeu um tratamento especializado a partir da administração do prefeito Ricardo Coutinho (PSB). Foi totalmente informatizado, facilitando a organização e a pesquisa. Além disso, os funcionários manuseiam os materiais munidos de luvas, máscaras e óculos apropriado oque garante a conservações dos papéis.