- Prefeitura Municipal de João Pessoa - http://www.joaopessoa.pb.gov.br -

Secitec entrega 687 certificados de cursos e anuncia abertura de novas vagas ainda em dezembro

[1]A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (Secitec) entregou 687 certificados de 11 cursos de capacitação, integrantes do 7º ciclo de formação de 2019, na noite desta quarta-feira (4), no auditório do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O secretário da pasta, Durval Ferreira, anunciou, na ocasião, serão abertas as inscrições para o 8º ciclo de 2019, ainda em dezembro.

Ao todo, foram 11 opções de cursos de capacitação que vão desde informática básica até programação avançada. A cerimônia teve a participação de representantes de empresas filiadas ao Polo Extremo Oriental das Américas (Extremotec), como o diretor de operações da InfomedBenner Tecnologia e Serviços, Franco Almeida, assim como o representante da reitoria, o vice-diretor do Centro de Informática da UFPB, Lucídio Formiga, e a representante do prefeito, a secretária de Planejamento da PMJP, Daniella Bandeira.

Quem esteve presente na cerimônia para receber dois certificados foi o aluno Lucas Paiva, que tem 18 anos e concluiu os cursos de Introdução à Programação em C++ e Introdução à Programação de Jogos em Unity 2D e C#. “Escolhi os dois cursos porque pretendo seguir carreira em tecnologia e sei que a área de programação de jogos, por exemplo, tem crescido bastante e oferecido boas oportunidades de emprego”, disse o estudante.

Em seu discurso, Durval Ferreira destacou a necessidade de investir em políticas públicas voltadas para a educação para suprir o mercado de trabalho de tecnologia de João Pessoa e do Estado. O gestor anunciou que pretende abrir novas vagas este ano e aumentar no número de opções de cursos.

[2]“Para uma cidade como João Pessoa, que é a capital e principal centro econômico e financeiro da Paraíba, precisamos de pessoas qualificadas para assumirem o protagonismo do progresso. Por isso, trabalhamos com dedicação para que chegássemos a uma marca de 3.599 certificados gerados entre 2017 e 2019, quando assumimos a Secitec.  Só em 2019, foram beneficiadas 1.601 pessoas. Agora em dezembro, vamos aumentar o número de cursos e abrir novas vagas”, anuncia o secretário.

O empresário, Franco Almeida destacou que a concorrência por mão de obra no mercado está acirrada. “Iniciativas como o Extremotec e os ciclos de formação em tecnologia oferecidos pela Secitec têm o potencial de mudar o mercado de trabalho de tecnologia, oferecendo mais profissionais capacitados e diminuindo a concorrência acirrada por mão de obra capacitada”, explica.

Daniella Bandeira incentivou os alunos presentes a continuarem o caminho da busca pelo conhecimento. “Vocês estão fazendo o papel de vocês, que é se capacitar, e nós, o poder público, mesmo diante de uma crise financeira nacional, estamos investindo na atração de empresas para gerar emprego e renda para a população”, comentou a secretária de Planejamento.

[3]