- Prefeitura Municipal de João Pessoa - http://www.joaopessoa.pb.gov.br -

Secitec entrega 690 certificados de cursos e supera marca de 3500 alunos formados em dois anos

A secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) termina 2019 superando a marca de 3500 certificados gerados desde 2017 e anuncia a última entrega de certificados do ano, que acontece nesta quarta-feira (4), no auditório do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), às 19h. Ao todo, a Secitec disponibilizou este ano 11 opções de cursos nos oito ciclos de formação promovidos pela pasta.

A cerimônia de entrega terá a participação de familiares e formandos, assim como a participação de autoridades políticas e acadêmicas. Todos os alunos receberão um certificado de conclusão de curso totalmente gratuito e serão incluídos no programa Banco de Oportunidades, também de iniciativa da Secitec.

Além de projetos voltados para a ciência e tecnologia como a estruturação do Polo Extremo Oriental das Américas (Extremotec), a Secitec tem inserido em seu ciclo de produtividade uma frente em prol da formação de mão-de-obra capacitada. Desde 2017 até 2019, foram oito ciclos de formação em cursos EAD, todos gratuitos. Ao todo, mais de 3500 certificados foram gerados e entregues aos alunos concluintes. São 11 opções de cursos oferecidos, desde informática básica até programação avançada.

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, Durval Ferreira, o ecossistema de tecnologia da Paraíba só consegue existir caso haja um esforço concentrado voltado para a capacitação de mão de obra especializada. “Desde que assumimos a Secitec e a comissão administrativa do Extremotec percebemos que precisávamos fechar esse sistema que envolve mercado de trabalho e mão de obra especializada para que todas as áreas fossem beneficiadas”, explica o secretário.

[1]