Secitec faz parceria com Cisco Systems e oferece curso pioneiro na Paraíba

Por Samara Souza - em 643

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realizou uma parceria com a multinacional americana Cisco Systems – através da sua plataforma de treinamento Cisco Networking Academy (CNA), para capacitação de jovens. Uma turma experimental do curso, onde a PMJP é a única instituição pública credenciada pela empresa na Paraíba, foi aberta nesta segunda-feira (15).

Para o secretário de Ciência e Tecnologia (Secitec), Durval Ferreira, oferecer estes cursos com certificação internacional é uma ação para melhorar o acesso da população ao mercado de trabalho especializado. “Uma das metas de gestão é formar o máximo de alunos e prepará-los para o mercado de trabalho especializado. Além disso, a Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Secitec, é a única instituição pública credenciada pela Cisco para oferecer estes cursos na Paraíba”.

O curso é coordenado pelo professor Marcos Túlio e tem o objetivo de preparar os alunos para as cidades inteligentes. O primeiro curso oferecido será o de Internet de Todas as Coisas (IoE). “Já existem cidades e ambientes completamente interligados e monitorados remotamente pela internet e precisamos nos preparar para quando nossa cidade se tornar um desses locais. Além disso, os jovens precisam aprender interagir com dispositivos inteligentes que cada vez mais serão conectados à rede mundial”, afirma Marcos Túlio, professor da Cisco Networking Academy da PMJP/Secitec.

De acordo com Marcos Túlio, as primeiras turmas serão piloto para que a secretaria possa expandir a oferta para mais pessoas. “Inicialmente, a Secitec fechou uma turma piloto, em formato de ensino à distância, para adaptar nossa estrutura para receber maior demanda em futuras inscrições que serão realizadas para estudos neste formato ou com aulas semipresenciais nas Estações Digitais selecionadas. Também vamos capacitar mais funcionários no intuito de expandir a abrangência de atendimento ao público usando a plataforma de treinamento internacional”.

Cisco – A Cisco Networking Academy é um programa dos Estados Unidos de desenvolvimento de habilidades profissionais e carreiras no setor de TI para instituições de ensino e indivíduos em todo o mundo. São mais de 9.500 instituições educacionais cadastradas para usar sua plataforma e melhorar a grade curricular de seus programas. Mais de 1 milhão de alunos participam a cada ano dos cursos oferecidos e mais de 6 milhões de pessoas já participaram da Networking Academy.