Inclusão digital e CRC’s

A política de inclusão digital do Governo Federal tem como diretriz principal promover o acesso e uso das Tecnologias da Informação e Comunicação pelo conjunto da população. Neste sentido, nos últimos anos, alcançaram destaque as ações promovidas pelo governo em apoio a espaços públicos e comunitários de inclusão digital. Constituiu-se em um dos principais eixos dessa política o investimento em equipamentos, conexão à internet, recursos humanos e capacitação para apoiar a implantação de espaços coletivos de uso das tecnologias.

Foi com base nessas diretrizes e como forma de operacionalizar a oferta de equipamentos que o Programa CI foi concebido em 2004, buscando apoiar e viabilizar iniciativas de promoção da inclusão digital por meio da recuperação de equipamentos de informática usados e sua doação, em plenas condições de funcionamento, a telecentros comunitários, escolas públicas, bibliotecas e outros projetos considerados de impacto estratégico.

Para viabilizar esta proposta, o Governo Federal apoiou a implantação e funcionamento de Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), espaços estruturados para realizar, em larga escala, a recepção, recuperação e destinação de computadores usados, descartados por órgãos públicos, empresas privadas e cidadãos. Os processos foram estabelecidos de modo a promover a qualificação profissional de jovens de baixa renda, moradores das periferias de grandes metrópoles, onde, em geral, existem poucas oportunidades de formação técnica e profissional.

Sob estas diretrizes, foram implantados Centros de Recondicionamento de Computadores em Porto Alegre/RS, Gama-Brasília/DF, Guarulhos/SP, Belo Horizonte/MG, Recife/PE, Lauro de Freitas/BA e Belém/PA. Estes CRCs foram montados para reaproveitar equipamentos usados em larga escala, apoiando a disseminação de espaços públicos gratuitos de acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação e, ao mesmo tempo, a formação de jovens de baixa renda em situação de vulnerabilidade social.

Fonte: Ministério das Comunicações / Governo Federal

Publicado em Institucional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Inscrições On-line

Clique para fazer a sua inscrição!

Clique para fazer a sua inscrição!

Arquivos