Secretaria busca cooperação em Brasília para capacitar servidor

Por - em 29

A secretária da Transparência Pública (Setransp) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), Estelizabel Bezerra, manteve reunião esta semana em Brasília (DF) com a presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Helena Kerr do Amaral, com o objetivo de estabelecer uma cooperação entre aquela instituição e o Governo Municipal. A idéia é implementar um programa sistemático de qualificação de servidores e gestores municipais, para elevar os padrões da administração pública e consolidar a gestão da ética. O encontro contou com a presença do deputado federal Manoel Júnior (PSB).

“Queremos fortalecer a auto-estima dos servidores municipais, qualificando o serviço público e diminuindo os erros causados pela falta de conhecimento”, explicou a secretária.

Maior oferta
– Ela informou que as capacitações devem ocorrer no início de 2008, quando será estabelecido um programa com prioridades de curto, médio e longo prazos, para atender a toda rede do município. Devem ser realizados cursos, oficinas, seminários, ampliando a oferta de capacitações atualmente oferecidas pelo Centro de Treinamento Miguel Arraes (CTMA).

“É importante motivar e fortalecer o vínculo do servidor com o serviço público, para que ele/ela entenda melhor o seu papel dentro da administração, e isso deve ir do profissional de serviços gerais até o gestor”, disse a secretária.

Vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a Escola Nacional de Administração Pública é uma fundação pública criada em 1986. Sua missão é desenvolver competências de servidores públicos para aumentar a capacidade de governo na gestão das políticas públicas. Em seus programas, oferece cursos presenciais e à distância que buscam atender demandas de capacitação do funcionalismo.