Secretaria comemora ‘Dia do agente Comunitário de Saúde’ neste sábado

Por - em 32

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está realizando neste sábado (20) confraternização alusiva ao ‘Dia do Agente Comunitário de Saúde’, comemorado nacionalmente no dia 4 de outubro. O evento, promovido por meio de uma cotização voluntária dos diretores da SMS e dos Distritos Sanitários, acontecerá na área de lazer do Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro de Água Fria, a partir das 11h, e terá uma programação com apresentações culturais e feijoada.

Em João Pessoa existem 872 agentes comunitários de saúde (ACS) distribuídos pelos cinco Distritos Sanitários. Cada Unidade de Saúde da Família (USF) possui em média cinco agentes, que realizam as visitas domiciliares e são responsáveis pelo cadastramento das famílias da área de abrangência da unidade de saúde, identificação das áreas de risco e orientação das famílias sobre a prevenção e controle de doenças.

A diretora do Distrito Sanitário V, Célia Pires, ressaltou a importância do ACS na ampliação do trabalho de integralidade na rede municipal de saúde. “Esse profissional faz o elo entre a comunidade e os profissionais que compõem a equipe de saúde, pois eles moram na comunidade e conhecem como ninguém a realidade dos moradores”, destacou.