- Prefeitura Municipal de João Pessoa - http://www.joaopessoa.pb.gov.br -

Secretaria da Mulher e Conselho Municipal realizam reunião preparatória para conferência

[1]A Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher realizaram, na manhã desta terça-feira (21), a 1ª reunião preparatória para II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. O encontro aconteceu no auditório do Paço Municipal e teve a participação de representantes dos movimentos sociais e gestão municipal. Na oportunidade, foi acordado que a comissão organizadora será divulgada oficialmente na próxima sexta-feira (24).

Com o tema ‘Garantias e Avanços de Direitos das Mulheres: Democracia, Respeito, Diversidade e Autonomia’, o evento pretende fortalecer e ampliar a formulação e a execução de políticas públicas de direitos das mulheres, com vistas ao enfrentamento a todas as formas de violência, bem como facilitar a participação, a inclusão, o trabalho, e a autonomia social, econômica, política e cultural das mulheres em João Pessoa. O tema aponta subsídios para a etapa estadual da Conferência.

De acordo com a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Adriana Urquiza, foi a primeira vez que os movimentos sociais foram convidados a participar da comissão organizadora. “Antes de qualquer coisa, precisamos resgatar o histórico da nossa própria secretaria, que avançou por conta de todo um processo de inclusão dos movimentos sociais em poder contar com uma secretaria pronta e apta para desenvolver uma política pública para as mulheres com compromisso e participação destes movimentos”, avaliou. [2]

Guia Lima, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, explicou que essa reunião é uma preparação para o evento. “Hoje é um pontapé inicial para definirmos o formato da Conferência Municipal tendo em vista nossa participação na nacional. Iremos e precisamos nos fazer presente no âmbito nacional para garantir o que já conquistamos até hoje e para que essas conquistas continuem acontecendo e avançando em todo Brasil”, destacou.

Participantes – Estiveram presentes na reunião os seguintes representantes da gestão municipal e membros de entidades de movimentos sociais: Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas Para as Mulheres (SEPPM); Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes); Secretaria de Saúde (SMS); Orçamento Participativo (OP); Central Única dos Trabalhadores (CUT); Associação das Prostitutas da Paraíba (APROS); Sindicato das Domésticas; Levante Popular da Juventude; Grupo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais; Maria Quitéria; Centro da Mulher 08 de Março; Grupo Mãos Estendidas; Grupo Mãos de Ouro; Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra; Coletivo de Mulheres do PT; Movimento das Mulheres Negras/ Abayomi; Sonho de Mulher e Marcha de Mulheres Negras.

[3]