Secretaria das Mulheres realiza I Mostra de Práticas Integrativas e Complementares no Parque da Lagoa

Por Fátima Sousa - em 216

A Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realiza neste sábado (10), no horário de 8h às 12h, a  I Mostra de Práticas Integrativas e Complementares, no Parque da Lagoa Solon de Lucena. A atividade abre a programação dos 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher.

As práticas integrativas e complementares têm o objetivo de prevenir agravos, promover e recuperar a saúde, além de propor o cuidado continuado, humanizado e integrado, contribuindo com a resolução do sistema de saúde com qualidade, segurança e participação social.

A secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Adriana Urquiza, fala sobre a importância dos 16 Dias de Ativismo – Pelo Fim da Violência contra as Mulheres. “A finalidade é fortalecer e ampliar o acesso de todas as mulheres que estejam ou não em situação de violência doméstica e familiar”, destaca.

A I Mostra conta com profissionais dos Distritos Sanitários I, II, III, IV e V. Serão oferecidas várias práticas integrativas, a exemplo da auriculoterapia, terapia floral, argiloterapia, reiki, yoga, tai chi chuan e zumba, além de apresentações culturais e com fantoches.

A ação de prevenção vai informar também sobre os serviços de proteção à mulher, mostrando como ela deve procurar ajuda quando sentir os primeiros sinais de violência, seja psicológica, sexual, patrimonial, moral ou física. Esse serviço é oferecido pelo Centro de Referência da Mulher Edinalva Bezerra e a Ronda Maria da Penha.

A Campanha 16 Dias de Ativismo, é uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público engajados nesse enfrentamento. Desde sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países.

Mundialmente, a Campanha se inicia em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

A I Mostra conta com a parceria das Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Meio Ambiente (Semam), Comunicação (Secom) e do Instituto de Previdência Municipal (IPM).

SEPPM – A Secretaria Municipal de Políticas Públicas Para as Mulheres, além de oferecer serviços e desenvolver programas de atendimentos às mulheres, atua na articulação com outros órgãos da administração municipal, oferecendo uma assistência integral à mulher, construindo estratégias que possam atender às necessidades biopsicossociais para uma melhor qualidade de vida, vivendo o cotidiano de forma equilibrada e feliz, por meio da adoção de hábitos de vida saudáveis.