Secretaria das Mulheres realiza palestras, comercialização de produtos e workshop de crochê

Por Hellen Nascimento - em 242

A Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) irá realizar uma série de atividades durante todo o mês de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado neste 8 março. Haverá palestras, comercialização de produtos produzidos por meio de oficinas ministradas pela secretaria e a realização do ‘Projeto Ateliê do Crochê Novas Tendências’.

A agenda desta semana iniciou nesta segunda-feira (9) com ‘Projeto Maria da Penha nas Escolas’. Foi realizada uma palestra para as mães dos alunos da Escola Municipal Maria do Socorro Silva Machado, em Paratibe, às 9h. Já no período da tarde foi a vez das mães dos alunos da Escola Municipal Zulmira de Novais, no bairro de Cruz das Armas, às 14h. O tema é ‘Dia da Mulher: respeito não é presente, é direito’. A atividade faz parte do Projeto Maria da Penha Vai às Escolas.

Em João Pessoa, o ensino das noções básicas da Lei Maria da Penha é assegurado pela Lei 13.566/18, que permite um diálogo com toda comunidade escolar, profissionais, professores e estudantes nas escolas. O projeto conta com uma equipe capacitada que visita as escolas durante todo o ano letivo. Por meio do projeto, a SEPPM consegue avançar e duplicar o número de alunas e alunos sensibilizados e informados acerca da temática do enfrentamento à violência.

Já nesta terça-feira (10), será realizado o ‘Projeto Manualidades: Exposição e Comercialização’, no Parque da Lagoa, das 8h às 17h. Além do suporte que a gestão disponibiliza para essas artesãs, o objetivo é ofertar momentos para que elas comercializem os seus produtos. Os visitantes da exposição terão a oportunidade de encontrar diversos tipos de artesanato, entre eles bordados, crochê, pintura em tecido, pintura em tela, fuxico, fantoches, bonecos de pano, bijuterias, pintura em telha, trabalhos com jornal, produtos em MDF, peças em biscuit, almofadas e tapetes.

Fechando a programação desta semana, acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de março o ‘Projeto Ateliê do Crochê Novas Tendências’, no auditório da Funjope, das 9h às 17h. O projeto acontece em parceria com as Linhas Circulo S/A. Na oportunidade, as mulheres poderão aprender ou aprimorar várias técnicas do crochê. A instrutora será Luana Jaworski, do Rio Grande do Sul. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas no próprio local no mesmo dia do curso.