Secretaria de Educação e FNDE realizam Encontro Técnico do PNAE na Estação Cabo Branco

Por Adriana Crisanto - em 970

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) realizaram nesta quarta-feira (13), na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, o Encontro Técnico do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) da Paraíba. O evento reuniu gestores, nutricionistas, professores, agricultores e conselheiros da Alimentação Escolar de João Pessoa e de vários municípios paraibanos.

O evento debate o papel, os desafios e soluções na execução da alimentação escolar no Brasil. O encontro teve início com uma mesa de abertura com os representantes do FNDE, Sedec, Tribunal de Contas da União,União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho de Alimentação Escolar de João Pessoa.

A coordenadora nacional do Programa de Alimentação Escolar do FNDE, Renata Mainenti Gomes, comentou que o maior desafio na alimentação escolar é garantir a oferta de alimento de qualidade para os estudantes. Outro aspecto lembrado pela coordenadora foi sobre a questão da obesidade das crianças nas escolas públicas e a importância de se elaborar um cardápio com produtos regionais.

O evento prossegue nesta quinta-feira (14), com palestra de Priscila Reis Diniz (FNDE), Jerônimo Júnior (Seap), Flávio Muller (Emater-PB). Douglas Lucena (Bananeiras) e será mediado pela professora Liana Galvão Bacurau Pinheiro (Cecane-RN). Também haverá relatos de experiências e vivências profissionais na área de educação alimentar.

Confira abaixo a programação de quinta-feira (14):

Mesa 2: A aquisição da Agricultura Familiar para o PNAE

Horário: 8h às 12h

Palestrantes: Priscila Reis Diniz (FNDE), Jerônimo Júnior (SEAP) e Flávio Muller (Emater/PB).

Relato de experiência: Douglas Lucena – Prefeitura de Bananeiras/PB e Sueles Fideles da Cooperativa dos Produtores e da Agricultura Familiar da Paraíba (Coopervida).

– Mediação: Dra. Liana Galvão Bacurau Pinheiro do Cecane – RN

12h às 14h – Intervalo

Mesa 3: Alimentação Adequada e Saudável na Escola: Educação Alimentar e Nutricional e Aspectos Nutricionais do PNAE

Horário: 14h às 17h

Palestrantes: Olavo de Oliveira Braga Neto (FNDE) e  Maria Aparecida de Araújo Silva (Secretaria de Educação de Pernambuco).

Relato de experiência: Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) com Rochelli Neves de Lucena (Creche Glauce Burity – Patos/PB), Clesilda Maria Gomes e Ana Paula Leal (Creche Júlia Ramos – João Pessoa/PB) e Rosilene da Silva Santana e Ana Paula Leal- Creche Delegada Maria Tereza de Sousa Leite – João Pessoa/PB

Mediação: Geórgia Pontes – Secretaria de Educação de João Pessoa/PB

17h00 – Apresentação cultural

17h30 – Encerramento