Secretaria de Habitação realiza debate sobre prevenção ao suicídio

Por Jonas Batista - em 193

A Secretaria de Habitação do Município aderiu à campanha do Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, e levou a discussão para dentro dos  residenciais construídos pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Nesta semana, a conversa foi com os moradores do Residencial Nice Oliveira.

A ação da Semhab acontece em parceria com a Secretaria de Saúde e a proposta é fazer com que os participantes atuem como agentes multiplicadores dentro da comunidade onde residem. O debate aconteceu na Escola Municipal Dom Helder Câmara, no Valentina de Figueiredo e participaram as alunas do curso para formação de cuidador de idosos, moradoras do Residencial Nice Oliveira.

Para esclarecer as dúvidas e também orientar as pessoas sobre como agir diante de um processo depressivo, que pode levar ao suicídio, a equipe da Semhab contou com a colaboração da uma equipe formada por médico, psicólogo, psiquiatra e assistente social da Policlínica das Praias.

A secretária de Habitação Socorro Gadelha disse que a parceria com a Secretaria de Saúde já levou a discussão do Setembro Amarelo para os residenciais Colinas de Gramame, Vista Alegre e agora Nice Oliveira, e vai encerrar os debates semana que vem no Residencial Novo São José. Ela adiantou que a recomendação do Prefeito Luciano Cartaxo é prestar assistência às famílias beneficiadas pelo Programa Habitacional da Prefeitura, levando aos residenciais atividades que vão deste a recreação, formação profissional, saúde e atividades físicas.

O debate com os moradores do Residencial Nice Oliveira contou com a presença do secretário-adjunto da Habitação, André Coelho, que ressaltou a importância daquela campanha de esclarecimento sobre o suicídio em um momento em que o número de casos tem aumentado. Ele disse que levar o debate para os residenciais é uma prova da preocupação do prefeito Luciano Cartaxo com as pessoas, oferecendo uma qualidade de vida melhor.

“Nós entregamos as moradias e acompanhamos as famílias por um período de 12 meses, levando para eles informações que vão contribuir para a melhoria da qualidade de vida deles”, afirmou André Coelho. Ele adiantou que a Semhab participou do Setembro Amarelo, mas também vai participar do Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, o Novembro Azul, de alerta para o câncer de próstata, e o Dezembro Vermelho, de advertência às doenças sexualmente transmissíveis.