Secretária de saúde de João Pessoa assume a presidência do Cosems

Por - em 23

A secretária de saúde de João Pessoa, Roseana Meira, tomou posse nesta sexta-feira (7) pela manhã como presidente do Conselho de secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems), juntamente com a nova diretoria da entidade composta pela presidente e outros 31 secretários de saúde. O evento que foi realizado no auditório do Sesi, no Centro, e contou com presença do governador Ricardo Coutinho, do secretário de Gestão Participativa do Ministério da Saúde, Odorico de Andrade e secretários da PMJP representando o prefeito Luciano Agra, além de convidados.

Roseana Meira ressaltou a importância do Conselho. “Precisamos fortificar o Cosems para oferecer um serviço público de qualidade e em defesa da vida, utilizando os debates da entidade como um espaço de construção de políticas cidadãs”, enfatizou Roseana.

O governador Ricardo Coutinho destacou que a atual diretoria do Cosems terá um papel importante na pactuação no Estado e no país das ações na saúde. “É marcante a secretária Roseana Meira ser a presidente num momento em que está proposta uma relação interfederativa para fortalecer o serviço oferecido à população e que o Governo Federal coloca a saúde na agenda econômica e política”, ressaltou o governador.

O presidente do Conselho nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Luís Odorico de Andrade, ressaltou que o país está passando por um processo de construção de guias regulatórias  entre Governo Federal, Estado, e municípios. “Temos que tentar criar uma responsabilização maior no que diz respeito à regionalidade, aumentando o processo de relação solidária”, afirmou Odorico.

Roseana destacou ainda que a diretoria pretende aglutinar os secretários. “Com isso, vamos fazer um Cosems mais forte, através de uma maior presença nas decisões e na capacitação. Este é o momento de reforçar o Conselho, principalmente depois desta diretoria ter sido formada em decorrência  da eleição mais participativa dos 20 anos de entidade”, declarou Roseana Meira.