Secretaria de Saúde entrega van adaptada para Centro de Referência Municipal de Inclusão para Pessoas com Deficiência

Por Hellen Nascimento - em 272

A Secretaria de Municipal de Saúde (SMS) irá fazer a entrega de uma van adaptada para o Centro de Referência Municipal de Inclusão para Pessoas com Deficiência (CRMIPD) nesta quarta-feira (30), às 12h. O objetivo é otimizar a qualidade dos serviços e atendimento dos usuários.

Segundo o secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio, a van terá uma finalidade multiuso, de acordo com a demanda do centro. “Os usuários possuem especificidades distintas. A van irá atender a demanda de acordo com as necessidades do dia a dia do Centro. Servirá para deslocamento de alguns usuários que fazem atendimento fora do estado, para hospitais locais, para atividades lúdicas, terapêuticas e demais funções pontuais que ficarão de acordo com o planejamento da gestão”, explicou.

Atualmente, o CRMIPD possui cerca de 600 usuários de 0 a 18 anos, cadastrados com alguma deficiência física e mental, que são beneficiadas com serviços de educação, saúde e assistência social e com uma equipe multidisciplinar nas mais diversas especialidades como psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, arte terapia, educação física adaptada, musicoterapia, libras, psicopedagogia, especialidades médicas (neuropediatria, neurologia e pediatria) e psicossocial.

Serviço – O Centro é gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), mas trabalha de forma intersetorial em parceria com as Secretarias de Saúde (SMS) e Educação e Cultura (Sedec-JP). Localizado na Rua Coronel Otto Feio da Silveira, 161, no Conjunto Pedro Gondim, o espaço conta com refeitório, biblioteca, brinquedoteca, cineminha, setor médico, sala de recursos, jardim com playground, recepção e coordenação, além de uma piscina onde os usuários fazem fisioterapia e educação física adaptada.

O atendimento acontece de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. O serviço pode ser procurado pela população diretamente no local, sendo necessário apresentar um laudo médico.