Secretaria de Saúde faz campanha para diagnóstico precoce do HIV

Por - em 26

Com o propósito de incentivar o diagnóstico precoce do vírus HIV, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia, nesta segunda-feira (30), uma campanha para conscientização a respeito da importância do teste HIV.

Esse projeto piloto é uma parceria do Ministério da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e Governo do Estado com a Confederação Nacional de Bispos do Brasil (CNBB). Atualmente ocorre em cinco capitais: Manaus, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre e João Pessoa.

Na Capital paraibana, o CTA realizou uma capacitação com os líderes das pastorais comunitárias com enfoque na sensibilização, sexualidade, gênero e testagem rápida. De acordo com o coordenador da seção de DST/AIDS de João Pessoa, Roberto Maia, esses líderes funcionam como multiplicadores de informação dentro das paróquias de suas comunidades. “Pela primeira vez conseguimos debater esse assunto nas igrejas, e discutir os novos conceitos de família”, afirmou Roberto.

Nessa primeira etapa, os testes rápidos poderão ser realizados no Centro de Testagem e Aconselhamento, localizado na Rua Alberto de Brito, s/n, Jaguaribe. “Num próximo momento, estaremos disponibilizando o teste rápido em locais próximos às paróquias”, finalizou o gerente do CTA.