Secretaria de Saúde oferece orientação sobre vacinas a quem vai viajar

Por Rebeka Paiva - em 269

Quem vai viajar precisa pensar em tudo que vai levar, mas muitas vezes o viajante acaba esquecendo de preparar melhor a saúde.  Para auxiliar a população nesse período que antecede a viagem, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza para população pessoense a Sala do Viajante, um serviço que orienta sobre quais vacinas são necessárias para cada localidade, além de ministrá-las.

As vacinas disponibilizadas pela Sala do Viajante variam de acordo com o destino do usuário, mas a mais comum exigida em diversas localidades do Brasil e no exterior é a da febre amarela. “Além de variar de acordo com o destino, cada vacina tem uma orientação específica, por isso é importante buscar as informações com certa antecedência”, ressalta o responsável pela Sala, Jessé Menezes.

Além de orientações para viagens nacionais, a Sala do Viajante também orienta quem viaja para o exterior, já que para determinados lugares é necessário apresentar o Cartão Internacional do Viajante, que é confeccionado no Centro Municipal de Imunização com a apresentação do passaporte.

“É preciso que o usuário apresente o passaporte para que seja feito um cadastro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e as vacinas sejam registradas neste sistema, o que possibilita a emissão de uma segunda via em qualquer aeroporto do Brasil”, explica Jessé Menezes.

Atendimento – Para ser atendido na Sala do Viajante o usuário basta comparecer ao local portando os documentos pessoais, cartão nacional de vacina e, em caso de viagem internacional, o passaporte. Para saber se é necessário ser imunizado antes de viajar ou quais orientações para determinada vacina, o usuário pode entrar em contato com o Centro Municipal de Imunização através do telefone: 3211-6774.

A Sala do Viajante atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h ministrando vacinas e das 13h às 15h, como orientações para viagens internacionais e confecção do cartão internacional de vacina.  A Sala funciona dentro do Centro Municipal de Imunização, localizado na Rua Prefeito José Bezerra, s/n°, Torre, no prédio do antigo Lactário da Torre.