Secretaria de Saúde promove ações em comemoração a Semana do Bebê até o dia 31 de maio

Por - em 863

Lilian Pedreira

 

D R T . R J . 15855.

D R T . R J . 15855.

Uma estratégia de mobilização social apoiada pela Unicef, em parceria com empresas e prefeituras, a Semana do Bebê tem como objetivo contribuir para o fortalecimento de políticas públicas voltadas para a primeira infância, que é do nascimento até os seis anos. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Área Técnica da Criança e do Adolescente, irá promover nas Unidades de Saúde da Família (USFs) ações de prevenção e promoção à saúde da criança. A abertura da campanha será nesta segunda-feira (25), a partir das 8h30, no Ponto de Cem Réis.

As ações acontecerão no período de 25 a 31 de maio e a programação conta com encontros sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite, avaliação nutricional de crianças, palestras, orientações de profissionais, passeios ciclísticos e oficina de educação alimentar.

A campanha traz como evidência o acesso das gestantes ao pré-natal, o incentivo ao aleitamento materno, a redução da gravidez na adolescência e o incentivo e fomento às ações em prol da redução da mortalidade infantil. “Trata-se de uma campanha de intensificação do cuidado à criança, que vai muito além da saúde. Estaremos até o dia 31 trabalhando com orientações e oferta dos diversos serviços oferecidos pela Prefeitura de João Pessoa”, afirmou o coordenador da Área Técnica de Saúde da Criança e Nutrição, Edgar Tito Neto.

D R T . R J .15855.

D R T . R J .15855.

A Semana do Bebê conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Unimed, Instituto Camargo Corrêa – que trabalha com projetos voltados para ações sociais nas comunidades, e da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB).

Semana do Bebê – De acordo com a Unicef, nesta edição, 594 municípios aderiram ao movimento e estarão com atividades direcionadas a intensificação do cuidado à saúde da criança.

A iniciativa é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo Unicef e tem como objetivo tornar prioridade na agenda dos municípios brasileiros o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos. A proposta é reunir esforços em torno da garantia dos direitos das gestantes, mães e seus filhos.

No Brasil, cada município define a data e as atividades a serem realizadas, tais como: oficinas, cursos, palestras e atividades artísticas e culturais.

Confira a programação completa do evento em João Pessoa:

Data Local Horário Atividade
25/05 Ponto dos Cem Réis 8h30 Acolhimento das mães
Apresentação: Grupo ‘O valor de um sorriso’
Mamaço: A importância do aleitamento materno
Abertura Oficial da Semana do Bebê: Autoridades
Fazenda da Graça 14h Palestra sobre desenvolvimento infantil
Ponto dos Cem Réis 14h Lançamento do projeto de lei de criança da Semana do Bebê
26/05 USF São José 7 às 11h Alimentação saudável; incentivo ao aleitamento materno; orientação sobre saúde bucal da mãe e do bebê, com exposição sobre o malefício do uso da chupeta; orientação sobre o uso de plantas medicinais na gestação e lactação.
Auditório do ICV 9h às 11h Oficina de educação para o aleitamento materno
Fábrica –Intercement Sessões 8h/ 15h Filme: O renascimento do parto
USF Ipiranga 14 – 16h Oficina para grupo de Gestantes
Crei Arlete de A. Nunes – Geisel 16 às 17h Oficina sobre Cuidados, afetividade, amamentação e alimentação saudável na infância
CTA – DST, Aids e Hepatites Virais 8h às 10h Acolhimento às Gestantes: Prevenção e tratamento da Sífilis e variações durante o pré-natal
27/05 Crei Creuza Pires – Bairro São José 8 às 10h Oficina das frutas com as crianças para incentivo de uma alimentação saudável, realizada pela equipe da USF São José Integrada.
Auditório do ICV 9h às 11h Saúde Mental da Puérpera
CREI Fabiano Lucena Bairro das Indústrias 9h Inauguração e entrega do Crei para a comunidade
HMV 14h -16h Grupo Terapia do Riso
USF José Américo 8h às 10h/ 14h às 16h Oficina sobre Acolhimento
28/05 CRAS – Ilha do Bispo 8h Caminhada
Auditório do ICV 9h às 11h Método Canguru 3ª Etapa: A importância da continuidade da Assistência à criança pré-matura
USF Quatro Estações – Mangabeira 9h Inauguração da sala de apoio à Amamentação
CREI Ilha do Bispo 14h às 16h Oficina shantala
HMV 14h Rodas de Conversas/oficina: Prevenção de violências contra a criança, higiene e alimentação na 1ª infância.
15h Inauguração da minicozinha do lactário do Hospital Municipal Valentina
USF São José Integrada 7H às 11H Oficina de leitura; dinâmica sobre alimentação saudável; brincadeiras; sorteio de brindes para as crianças que estiverem com o calendário de vacinação atualizado.
29/05 Crei Rita Gadelha – Bancários 9h Entrega dos equipamentos antropométricos do Programa Saúde na Escola para vigilância alimentar e nutricional
Crei Glória Cunha Lima – Valentina 14h Roda de Conversa: higiene pessoal, saúde bucal (primeira dentição), alimentação saudável, prevenção de acidentes
EMEF Frutuoso Barbosa 8h às 11h

14h às 17h

Oficina de Contação de Histórias
30/05 Praça Costa e Silva 15h às 17h Circuito de Brincar
Busto de Tamandaré 7h às 10h Apresentação do teatro Fênix; oficina sobre alimentação saudável; oficina da leitura; espaço de pintura no rosto; circuito de brincadeiras; lanche e distribuição de brindes.
Ilha do Bispo CRAIS 14h às 17h Feira de Serviços
USF Quatro Estações 7h às 10h Oficina: “Ler também é brincar… a importância do resgate as brincadeiras populares e a alimentação saudável”
31/05 Busto de Tamandaré 6h – 7h30 Passeio Ciclístico
7h – 7h30 Mini carreata de bebês
7h30 – 8h30 Café da manhã para os ciclistas
8h30 – 9h Cerimônia de encerramento