Secretaria de Saúde realiza ação de controle da hipertensão arterial

Por - em 218

Nesta sexta-feira (26), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove uma ação em alusão ao Dia Nacional de Combate e Controle da Hipertensão Arterial. O evento é uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e será realizada das 8h30 às 12h, no Ponto de Cem Réis. Profissionais de saúde estarão no local realizando exames e fornecendo informações à população sobre os cuidados em relação à doença.

O objetivo da ação, segundo a coordenadora de Hipertensão e Diabetes da SMS, Clécia Oliveira, é conscientizar a população sobre a prevenção e o controle da hipertensão arterial. “Por não apresentar sintomas, a hipertensão arterial é considerada ‘uma inimiga silenciosa’, por isso os exames de rotina são necessários para o diagnóstico precoce. Quanto mais cedo, mais chances de evitar complicações com a doença”, disse.

Os usuários que passarem pelo local poderão dispor de serviços de verificação de pressão, verificação de glicemia, avaliação nutricional, orientações sobre tabagismo, teste de dependência de cigarro e orientações sobre atividade física.

Como evitar – De acordo com Clécia, quando não controlada, a pressão alta pode causar lesões no cérebro, olhos, rins e coração. Além disso, pode causar complicações como entupimento de artérias, Acidente Vascular Encefálico (AVE) e infarto. As principais formas de se evitar a hipertensão são: manter o peso em níveis adequados; reduzir o consumo do sal; praticar atividade física de forma regular; controlar o estresse; abandonar o fumo; moderar o consumo de álcool; e evitar alimentos gordurosos.

Hipertensão – A hipertensão arterial é uma doença crônica determinada por elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias, o que faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer circular o sangue através dos vasos sanguíneos.