Secretaria de Saúde realiza ações em homenagem à semana da criança

Por - em 26

Misturando brincadeiras e prestação de serviços, a Secretaria de Saúde de João Pessoa promove atividades para comemorar o Mês das Crianças. Serão serviços básicos de saúde e ações educativas voltadas para as crianças. As atividades serão prestadas pelas equipes de saúde das unidades de saúde dos bairros.

Na Unidade de Saúde da Família Rangel II a ação aconteceu nessa segunda e terça (10 e 11).  A USF Rangel II esteve de portas abertas para a criançada, e, das 8h até as 11h, houve brincadeiras, sorteio de brindes e sala de vídeo. Também foram disponibilizados livros para leitura e a equipe da USF forneceu orientação sobre higienização oral.

Na terça feira (11), das 8h às 11h, as crianças do Altiplano receberam os serviços de saúde. O Centro de Referência de Ensino Infantil (Crei) José de Carvalho Costa Filho e a Escola Municipal Anita Trigueiro do Vale receberam uma manhã festiva. Segundo o apoiador Ricardo Queiroz, os serviços de saúde receberam reforços dos alunos de uma faculdade de medicina que fazem estágio na USF Altiplano I e II. Toda a equipe da USF prestou orientação de educação em saúde e disponibilizaram doses de Vitamina A para crianças de 6 a 59 meses.

No dia das crianças, nesta quarta (12), na feirinha de Tambaú, houve uma feira de adoção animal e o Centro de Zoonoses disponibilizou cerca de 30 animais para a população. Felipe Sobral, veterinário do Centro de Zoonoses, destacou novidades para o evento, “estamos com uma parceria com uma empresa provada que vermifugou os animais que foram adotados”, conta o veterinário. Para adotar era preciso apresentar documento de identidade e assinar termo de comprometimento.

No mesmo dia a USF Saúde e Vida, no bairro Esplanada, das 14h às 16h promoveu uma tarde de recreação. Segundo a apoiadora Lívia Falcão, compareceram uma média de 500 crianças para distribuição de algodão doce e pipoca. Durante o evento também foi disponibilizada uma cama elástica e oficinas de pintura, teatro de bonecos e bandinha. Além das brincadeiras, também houve aplicação de vitamina A, orientação em saúde bucal e palestras sobre boas práticas.

Seguindo a programação em Mangabeira também terá festa, nessa quinta (13), o Cais de Mangabeira distribuirá doces, refrigerantes e bolo, animados por palhaços e gincanas. Juntamente com os doces, as crianças aprenderão como fazer a escovação de forma correta e ganharão kits com escova e creme dental. O evento será das 15h às 17h e são esperadas 120 crianças.