Secretaria instala posto de vacinação contra a rubéola em frente ao Liceu

Por - em 28

A Secretaria de Saúde do Município (SMS) vai montar um posto de vacinação da tríplice viral, nesta sexta-feira (7), em frente ao Liceu Paraibano. O local do posto foi escolhido em virtude do grande número de pessoas que participam o Desfile Oficial do 7 de Setembro, na Avenida Duarte da Silveira. A iniciativa tem como objetivo conter o avanço da rubéola, sarampo e caxumba na Capital, principalmente pelo surto de rubéola verificado recentemente no município de Campina Grande.

O posto funcionará no período da manhã e vai imunizar mulheres com até 49 anos e homens com até 39 anos. De acordo com a gerente de imunização da Secretaria do município, Júlia Vaz, desde o ano 2000 não era registrado nenhum caso de rubéola em João Pessoa, mas após o surto verificado em Campina Grande, mesmo com todo o bloqueio vacinal desenvolvido pelo município, foram registrados nove casos.

Júlia Vaz informou que nos últimos meses foram realizados 80 bloqueios organizados estrategicamente em escolas, Terminal Rodoviário, Terminal Ferroviário, supermercados, além do bloqueio realizado em fevereiro nas rodovias e hotéis com o objetivo de imunizar os turistas, passageiros e motoristas advindos do estrado da Bahia., onde também foi identificado um surto. “Também rastreamos os locais onde as pessoas com rubéola passaram para evitar a expansão da doença”, explicou.

A vacina Tríplice Viral que combate a rubéola, sarampo e a caxumba também pode ser encontrada nos 180 unidades do Programa de Saúde da Família. A rubéola é uma doença aguda, com alto nível de contágio e uma das principais causas de abortos, natimortos e malformações congênitas quando a infecção ocorre durante a gravidez. Os sintomas da rubéola são semelhantes aos da dengue (febre, manchas vermelhas pelo corpo), por isso é necessário um exame laboratorial para identificá-la.