Secretaria Municipal de Saúde e CMS iniciam a 8ª Conferência Municipal de Saúde

Por Rebeka Paiva - em 400

D R T . R J .15855 .Ivomar Gomes Pereira.

Teve início na noite desta terça-feira (19) a 8ª Conferência Municipal de Saúde, uma realização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) junto ao Conselho Municipal de Saúde (CMS), que tem como objetivo discutir, avaliar e definir diretrizes para as políticas públicas e controle social na rede de saúde da Capital.

A abertura da Conferência contou com a participação de gestores municipais e estaduais da saúde, representantes dos conselhos Municipal e Estadual, vereadores, deputados estaduais, profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), além dos usuários do SUS.

Para o secretário Municipal de Saúde de João Pessoa, a Conferência é mais um momento de ouvir o que a sociedade tem a dizer sobre a rede de saúde. “A Conferência é fundamental para a elaboração de políticas públicas voltadas à saúde e de controle social, e a cada conferência o SUS e a nossa rede de saúde evoluem bastante, contribuindo para a melhoria da gestão cada dia mais”, destaca Adalberto Fulgêncio.

Durante a abertura foi realizada uma palestra magna com o tema central da Conferência deste ano “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”, ministrada por André Luiz Bonifácio.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, a 8ª Conferência Municipal de Saúde é caracterizada por ser um marco onde o SUS é reafirmado e defendido, além de ser uma oportunidade de discutir mecanismos e métodos para que o SUS não definhe e prospere cada vez mais como política de inclusão social.

D R T . R J .15855 .Ivomar Gomes Pereira.

“Enquanto Conselho, nossa expectativa para a Conferência é que a gente consiga discutir os pontos de melhoramento para essa grande política de inclusão social que é o SUS e encontrar caminhos para solucionar problemas que fazem com que ele não se fortaleça mais ainda”, destaca Jailson Vilberto de Sousa e Silva, presidente do Conselho Municipal de Saúde.

A programação do evento continua nesta quarta-feira (20) e quinta-feira (21), na Federação Espírita da Paraíba, onde serão realizadas diversas atividades como palestras, grupos de trabalho, plenárias e atividades culturais.