Secretaria Municipal de Saúde participa de ação alusiva aos 35 anos de Mangabeira

Por Ascom SMS - em 2756

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma), vai participar, nesta segunda-feira (23), de ação alusiva ao aniversário de 35 anos de Mangabeira. Os serviços serão ofertados a partir das 8h no Mercado Público de Mangabeira junto às demais atividades em comemoração ao aniversário do bairro.

A programação inclui atendimentos e orientações médicas, aferição da pressão arterial, teste de glicemia, exames laboratoriais de sangue, orientações sobre as formas de prevenção da saúde e atendimento com a ouvidoria. A equipe do Ortotrauma também fará, quando necessário, encaminhamentos para outros serviços da Rede Municipal de Saúde.

Para a diretora geral do Ortotrauma, Fabiana Araújo, a ação além de comemorar o aniversário do bairro, é uma forma de aproximar o serviço hospitalar da população. “É uma ótima oportunidade de ouvir a população do bairro onde nosso serviço se encontra para que assim possamos nos relacionar cada vez melhor e ofertar o que a população precisa”, comenta a médica.

Serviços ofertados à população de Mangabeira – Além do Ortotrauma, os moradores do bairro contam com serviços de saúde, em todos os níveis de atenção, durante todo o ano. São sete unidades de saúde da família (USFs), Centro de Atenção Integral a Saúde (Cais), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Centro de Reabilitação e Tratamento da Dor (Cendor) e o Pronto Atendimento em Saúde Mental (PASM).

Juntas, as USF Cidade Verde Integrada, Mangabeira Integrada, Nova Aliança, Nova Esperança Integrada, Nova União, Quatro Estações e Verdes Mares atendem a uma população de 107.866 usuários, realizando atendimentos médico, de enfermagem, odontológico, vacinação, curativo, verificação de pressão arterial e glicemia, realização de testes rápidos, exame citológico, atividades do programa de Saúde na Escola, entre outros serviços.

 “A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Saúde, oferta ao bairro de Mangabeira e seus moradores, uma cobertura significativa e abrangente que vem em todos os níveis de atenção para ofertar uma melhor qualidade aquela população”, ressalta o secretário de Saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio.

Ortotrauma – Referência em ortotraumatologia, o Ortotrauma, entre urgência e emergência, realiza mensalmente, oito mil atendimentos médicos e 16 mil exames laboratoriais. O hospital também realiza exames mais complexos a exemplo da endoscopia e colonoscopia. O serviço atende tanto a região metropolitana de João Pessoa, como também diversos municípios de todo o estado de forma regulada e pactuada.

Pacientes com fraturas e cirurgias de lesões crônicas do sistema osteoarticular, a exemplo de traumas na mão, punho, antebraço, braço, cotovelo e tíbia, são tratados no Ortotrauma. Caso haja suspeita de problemas neurológicos e lesões vasculares o paciente deve ser encaminhado para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.

O Ortotrauma ainda oferece outros serviços de saúde à população. Referência no tratamento da dor crônica, o Centro de Reabilitação e Tratamento da Dor (Cendor) oferece aos pacientes com dificuldade de locomoção várias especialidades em um mesmo lugar. As pessoas com transtornos mentais também podem ser atendidas no Ortotrauma. O Pronto Atendimento de Saúde Mental (Pasm) disponibiliza atendimento 24 horas para pessoas que necessitam de tratamento da saúde mental e dependentes químicos.