Secretaria Municipal de Saúde promove atividades em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes

Por Thibério Rodrigues - em 324

D R T . R J .15855 Ivomar Gomes Pereira.

A Campanha Novembro Azul é conhecida como um movimento de combate ao câncer de próstata e prevenção à saúde do homem. Mas o mês de novembro também é marcado pelo Dia Mundial de Combate ao Diabetes, que é comemorado no dia 14 e também utiliza a cor azul para fortalecer a mobilização.

Em João Pessoa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai promover uma série de atividades em alusão à data de combate ao diabetes. A programação acontece nesta quarta-feira (13) e quinta-feira (14) em diversos serviços da rede municipal de saúde.

“Durante esses dois dias, vamos buscar conscientizar a população sobre a importância de manter hábitos saudáveis para combater a diabetes, orientando também para a prevenção de agravos e promoção da saúde em geral”, comentou Ana de Lourdes Oliveira, coordenadora da área técnica de Doenças Crônicas.

Na quarta-feira, às 7h30, haverá uma roda de conversa no ambulatório da Policlínica Municipal Jaguaribe com o tema “Diabetes e Família”, mediada por endocrinologista do serviço. Na quinta-feira, no mesmo horário, o tema da roda de conversa será “Complicações Crônicas”, mediada por equipe multiprofissional da policlínica.

Também na quinta-feira, a programação acontece em outros locais. A Academia de Saúde do Geisel organizará um aulão alusivo à data, das 5h30 às 6h30. No mesmo dia, das 8h às 12h, o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) realizará uma qualificação para seus profissionais sobre avaliação da circulação periférica pelo ITB (índice tornozelo/braço) e pé diabético.

As atividades alusivas à data serão encerradas com uma ação para os profissionais servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), das 8h às 12h, com oferta de serviços de promoção à saúde.