Secretaria Municipal de Saúde realiza ação de combate ao fumo

Por - em 24

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou uma ação de conscientização, no último sábado (29), dia Nacional de Combate ao Tabagismo, no Parque Solon de Lucena, na Capital. Ao longo do dia, profissionais da diretoria de Vigilância à Saúde repassaram informações aos transeuntes sobre os males do fumo.

Durante a ação, agentes da Vigilância visitaram bares e restaurantes do Centro da cidade e conversaram com comerciantes e clientes sobre a importância dos ambientes fechados livres do tabaco. Durante toda a manhã, houve distribuição de adesivos e material explicativo também aos motoristas.

De acordo com a diretora de Vigilância à Saúde (DVS), Julia Vaz, esta não é uma ação isolada de combate ao fumo. Temos quatro Centros de Referência de Combate ao Tabagismo, onde uma equipe multidisciplinar ajuda as pessoas a pararem de fumar. Todo esse trabalho é oferecido de forma gratuita durante todo o ano, comentou.

Um levantamento realizado pela DVS no ano de 2007 revelou que 14,9% da população maior de 18 anos se declararam fumantes. Em 2008, esse número diminuiu para 12,2%. Neste mesmo período, o número de ex-fumantes aumentou na capital. Em 2007 eram 20,9% e em 2008 aumentou para 23,3%. Esses números mostram que a nossa política de combate ao fumo está dando certo, pois existe uma grande dificuldade em parar de fumar, comentou Julia Vaz.