Secretária Nézia Gomes receberá diploma na Câmara dos Vereadores

Por - em 33

A Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Nézia Gomes foi escolhida para receber o Diploma Mulher Cidadã Ednalva Bezerra, de propositura do mandato da vereadora Sandra Marrocos (PSB). A premiação está homenageando três mulheres e um Sindicato, e acontece na próxima quinta-feira (17) às 15 horas, durante Sessão Especial Alusiva ao Dia Internacional da Mulher, na Câmara dos Vereadores.

A Secretária Nézia Gomes será homenageada na categoria “Política”, juntamente com mais duas mulheres: a Reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Marlene Alves, na categoria ‘Produção do Conhecimento’ e a presidenta da Associação Paraibana de Imprensa (API), Marcela Sintônio, na categoria ‘Comunicação, Cultura e Arte’, além do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas, no critério ‘Organização’.

A Comissão de seleção foi formada por representantes de entidades e dos poderes legislativo e executivo, com os nomes da Vereadora Raíssa Lacerda (DEM), Vereador Jorge Camilo (PT), Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, Professora Terezinha de Jesus (UEPB), Professora Glória Rabay (UFPB), Rede Mulheres em Articulação na Paraíba, Fórum de Mulheres e Centro da Mulher 8 de março.

Nézia Gomes é jornalista e atualmente ocupa o cargo de Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, da Prefeitura de João Pessoa. Iniciou sua trajetória profissional e militância no movimento de mulheres, integrando a equipe da ONG Feminista Centro da Mulher 8 de Março e na Marcha Mundial de Mulheres . Em 2005, foi convidada para assumir a Assessoria de Comunicação da então Coordenadoria das Mulheres do município, onde desenvolveu junto à equipe, várias campanhas institucionais de valorização à mulher.

Há um ano e meio a frente da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Nézia Gomes, diz que “estar neste lugar é dar continuidade a luta das mulheres que passaram, é representar os sonhos das mulheres de hoje e contribuir para um mundo mais justo para as mulheres que virão”

Na Prefeitura de João Pessoa, o Centro de Referência da Mulher, que atende e orienta mulheres em situação de violência, recebeu o nome da feminista Ednalva Bezerra em homenagem por sua história de vida e luta por todas as mulheres.

Quem foi Ednalva Bezerra – Nascida na Serra da Borborema, na cidade de Campina Grande, em 1960, Ednalva Bezerra formou-se em Letras e fez parte da Associação do Magistério Público do Estado da Paraíba (Ampep). Sua militância ganhou visibilidade, em 1984, quando liderou uma greve de 100 dias por melhores salários e condições nas escolas públicas do Estado.

Paralelamente à luta sindical, integrou na década de 1990, no Cunhã – Coletivo Feminista onde, como feminista, foi uma incansável lutadora pelos direitos das mulheres no trabalho, pelos direitos reprodutivos e contra a violência. Ednalva morreu em 2007 de meningite.