Secretaria promove etapa de formação para professores do Ensino Fundamental

Por - em 30

A Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) da Prefeitura Municipal de João Pessoa realiza nesta terça (11) mais uma etapa da Formação Continuada dos Professores Especialistas Ensino Fundamental I e II. A capacitação acontecerá no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), nos turnos da manhã e da tarde. À noite, as aulas serão ministradas no anexo do Centro de Capacitação dos Professores (Cecapro), situado na Avenida Beira Rio, 3240.

Estarão reunidos cerca de 300 especialistas, entre psicólogos, pedagogos e assistentes sociais que atuam nas escolas e Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) da rede municipal de ensino. “A formação tem como objetivo subsidiar os especialistas da rede municipal para uma melhor sistematização de sua prática, especialmente com relação ao processo de ensino e aprendizagem escolar em uma perspectiva de educação inclusiva”, explica Olisangele Duarte, coordenadora da divisão do ensino fundamental I da Sedec.

Programação
– Durante a manhã, participarão os especialistas das escolas e Creis que fazem parte dos Pólos 1, 4, 6, e 7. À tarde será a vez das escolas dos Pólos 2 , 3, 5, 8 e 9 e à noite, dos especialistas ligados ao Ensino de Jovens e Adultos (EJA) de todos os Pólos. Os especialistas do ensino fundamental I e II discutirão a temática “Líderes escolares e a promoção do trabalho colaborativo”, que será o foco da palestra da professora Windz Ferreira.

“Essa etapa vai encerrar o ciclo de atividades em torno dessa temática. O principal objetivo da formação nesse período foi criar um ambiente onde pudéssemos discutir o trabalho em equipe, a formação de redes e a necessidade da aplicação desses conceitos dentro de sala de aula. É importante lembrar que hoje já podemos observar estas práticas nas unidades de ensino”, comentou Olisangele Duarte.

Para uma melhor aplicação destes trabalhos nas escolas e Creis, foram convidados representantes da direção de cada unidade de ensino para participar da palestra, fortalecendo o sentido de trabalho colaborativo em que se insere esse eixo da formação. Já os profissionais que atuam ligados ao Ensino de Jovens e Adultos darão continuidade ao ciclo de debates em torno das mudanças curriculares inerentes ao módulo de ensino. Durante a formação será realizada a palestra do professor Erenildo, sobre o tema “EJA: Construindo a proposta curricular”.