Secretaria realiza assembléias para definir eleições escolares 2007/2009

Por - em 48

Até o dia 12 de setembro próximo, a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), por meio de sua Divisão de Gestão Escolar, está realizando acompanhamentos e assembléias nas unidades municipais de ensino com vistas à organização das eleições escolares do biênio 2007/2009. A próxima assembléia acontece no dia 5 de setembro, na Escola Municipal Olívio Ribeiro Campos, localizada no bairro dos Bancários.

As eleições irão escolher os novos diretores e vice-diretores de 48 escolas da rede municipal. Os demais estabelecimentos não incluídos nesse número já realizaram suas votações dentro do biênio 2006/2008. As assembléias têm como objetivo compor a comissão eleitoral que será responsável pelo pleito em cada unidade de ensino. A comissão será formada por alunos, acima de 10 anos, funcionários, professores e pais de alunos, cada um correspondente a sua comunidade escolar.

Com a escolha da comissão, as escolas poderão dar início a todo o processo eleitoral. O edital deverá ser publicado pelo presidente e secretário, após cinco dias da efetivação da comissão. Depois de 30 dias do lançamento do edital, as escolas deverão estar realizando as suas votações e durante esse período as chapas pretendentes aos cargos já poderão se organizar.

Para concorrer às eleições de diretor e vice-diretor das escolas municipais é necessário estar no exercício de cargo de carreira dos profissionais da educação, ter formação e pós-graduação na área de educação, experiência de no mínimo dois anos de docência e dois anos contínuos de efetivo exercício na escola, entre outros requisitos constantes do edital da eleição de cada unidade.