Secretarias apresentam ações na quarta audiência setorial do OD

Por - em 19

As Secretarias de Educação (Sedec) e de Esporte, Juventude e Recreação (Sejer) participaram, na noite da última quinta-feira (10), de mais uma Audiência Setorial do Orçamento Democrático. A reunião aconteceu na Escola Municipal João Santa Cruz, no Bairro dos Novais. Foi a quarta audiência, no total de seis que serão realizadas até o final do mês de setembro.

A audiência contou com a presença do secretário da Transparência Pública, Antônio Barbosa; de Juventude, Esporte e Recreação, Alexandre Urquiza, e da secretária de Educação, Ariane Sá, além de conselheiros de várias regiões do Orçamento Democrático. Segundo a Coordenadora do Orçamento Democrático, Ana Paula Almeida, o objetivo das audiências é debater e apresentar à população as obras e serviços realizados pelas secretarias do governo municipal em benefício dos bairros da capital.

A secretária Ariane Sá apresentou os projetos já executados na área da educação pela prefeitura, a exemplo das 176 novas salas de aula construídas; oito escolas padrão, com laboratórios de informática e bibliotecas; construção de 13 ginásios; reforma e manutenção de 105 unidades escolares nos últimos quatro anos e a construção de 10 Centros de Educação Infantil (Creis), que tem oferecido segurança para as crianças e tranquilidade para os pais que buscam o serviço.

Ações pedagógicas implantadas pela rede municipal de ensino, como o xadrez, cordel, trânsito, música, dança e o projeto ‘Segundo Tempo’, que atende 10 mil crianças e adolescentes na prática de nove modalidades esportivas, vem contribuindo para o desenvolvimento dos alunos.

Ariane Sá anunciou o início da construção, até o final do ano, de três novas escolas e três novos Creis. As novas escolas irão beneficiar os bairros de Mangabeira, Bessa e Jardim Laranjeira. Já os Creis ainda não têm local definido.

Em seguida, o secretário de Esporte, Juventude e Recreação, Alexandre Urquiza, apresentou os investimentos na promoção do esporte na capital e citou a construção e a revitalização dos campos de futebol, onde 10 já foram entregues e 4 se encontram em fase de conclusão, contabilizando 14 campos. A meia maratona, o dia do desafio e o torneio do trabalhador têm feito parte do calendário esportivo da capital.

Urquiza falou ainda dos esforços que a secretaria tem feito para trazer em 2010 para João Pessoa as olimpíadas escolares, uma etapa do campeonato brasileiro de basquete e da organização do primeiro campeonato de futsal feminino em Cruz das Armas. “O nosso objetivo é estimular a prática de atividades esportivas que proporcione melhoria na qualidade de vida das pessoas”, declarou.