Secretarias da PMJP fazem trabalho integrado para prevenir transtornos

Por - em 49

Equipes de vários órgãos e secretarias da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) estão trabalhando em ação integrada para minimizar os danos causados pelas chuvas dos últimos dias e prevenir a população contra possíveis transtornos em áreas de risco. Durante esta semana, a Coordenadoria de Defesa Civil (Comdec) intensifica o monitoramento nas comunidades ribeirinhas, enquanto agentes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) dão continuidade aos serviços de limpeza de galerias, consertos de drenagem e desobstrução de pontos de alagamento.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), um total de 38 pessoas que perderam suas casas ou tiveram suas moradias interditadas por causa das chuvas estão abrigadas atualmente nas escolas municipais Nazinha Barbosa (Manaíra) e Damásio Franca (Bancários), onde recebem assistência da PMJP com colchões, cobertores e alimentação. Os que não podem mais voltar para suas residências – quatro famílias – contarão com o auxílio moradia para pagar o aluguel de uma nova casa.

Noé Estrela, coordenador da Defesa Civil, alertou que, embora as chuvas tenham parado nesta quarta-feira (8), o trabalho de monitoramento e prevenção deve seguir, pois a previsão é de chuva até o fim deste mês. “Estamos mais uma vez na Comunidade Saturnino de Brito, em Jaguaribe, identificada como uma das áreas mais prejudicadas. Aqui houve deslizamento de barreira e foi preciso demolir e interditar nove casas. Durante toda a semana iremos a outras comunidades, num trabalho conjunto para a contenção dos transtornos”, disse.

Nos próximos dias, a Comdec segue o programa de monitoramento. A comunidade Maria de Nazaré, no conjunto Funcionários II, a Comunidade Frei Damião, no bairro Valentina Figueiredo, e o bairro do Roger são alguns pontos que terão a visita da Defesa Civil. Para qualquer emergência, o telefone da Defesa Civil está disponível durante 24 horas, todos os dias da semana. A população pode acioná-la pelo número 0800-2859020, por meio de chamada gratuita.

Serviços nas ruas – Nesta quarta-feira (8), equipes da Seinfra estão executando serviços de tapa-buraco nas avenidas Edson Ramalho (Manaíra), José Oliveira Curchatuz (Bessa) e Luiz Gonzaga de Andrade (Bancários). Estão sendo realizados, ainda, serviços de drenagem na Rua Amauri de Sousa, localizada no Jardim Cidade Universitária, além de desobstrução e limpeza de galerias no bairro do Jardim Luna. Esta semana, o mesmo trabalho foi feito no Varadouro, Mangabeira, José Américo, Torre, Bairro dos Estados e Centro.

A Seinfra vistoriou a Rua Adão Viana Rosa, no Grotão, onde será colocado um aterro – posteriormente, o pavimento da via será recuperado. Outras equipes dão continuidade ao trabalho na Rua Cordélia Veloso Frade (Jardim Cidade Universitária) e no Valentina Figueiredo e Bairro dos Novaes, utilizando bomba de sucção para a retirada do excesso de água.

A secretaria também auxilia a Defesa Civil na limpeza do Rio Jaguaribe (no limite entre os bairros Castelo Branco e Miramar). Nesse ponto, uma escavadeira hidráulica faz o desassoreamento do rio, para possibilitar o escoamento das águas e a normalização do tráfego de veículos na avenida principal do Castelo Branco.